Tucano quer o Palácio

Publicação: 22/09/2017 03:00

O ex-prefeito de Jaboatão e vice-presidente estadual do PSDB Pernambuco, Elias Gomes, submeteu ontem o seu pedido de pré-candidatura ao governo do estado para as eleições de 2018. Segundo o tucano, a intenção é iniciar uma discussão dentro do partido para a busca de mais protagonismo dentro de Pernambuco. “O objetivo é mobilizar o partido em torno de uma ideia, sair da inércia em que nos encontramos. (Somos) um partido que não tem direção, um partido que não se reúne, um partido que está à deriva dos projetos de terceiros e que precisa existir”, disse.

Além dele, Elias Gomes citou outros nomes dentro do partido como o deputado federal Daniel Coelho e o ex-governador João Lyra. Sobre o ministro de Cidades, Bruno Araújo, antes visto dentro do partido como a escolha natural para um eventual candidato ao governo do estado, Elias Gomes vê uma “falta de ação”. “Mencionamos o nome de Bruno Araújo em entrevistas. Em conversas com ele, dissemos que ele seria o nome mas ele nunca se manifestou”. Para o vice-presidente estadual do partido “a questão não é de quem será o candidato, mas de que o partido precisa ter um candidato e, na ausência deste, eu me coloco no que chamo de missão partidária e missão em prol do povo de Pernambuco”. Outro possível nome é o filho de Elias Gomes e deputado federal, Betinho Gomes, de quem o ex-prefeito de Jaboatão disse ter “totais capacidades de exercer o papel de governador”.

Gomes entregou um plano de governo que foca em cinco pontos: segurança, a reorganização da máquina administrativa (com menos secretárias concentradas no palácio e mais presença de subcomandos no interior), o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, políticas sociais integradas e infraestrutura e desenvolvimento urbano. O assunto deve ser discutido na convenção do partido em novembro. (Victor Macário)