Diario político

Aline Moura (interina)

Publicação: 03/10/2017 03:00

Saindo do muro

A unidade da frente de oposição e o fortalecimento do nome do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho para 2018, forçou o governador Paulo Câmara (PSB) a sair mais do gabinete. Os próprios aliados criticavam o fato de ele ser neutro demais em relação a temas polêmicos. Agora, com a privatização da Chesf em jogo e a questão da segurança em evidência, Paulo não só subiu o tom para se contrapor ao adversário, como caiu em campo para defender seu próprio governo. Ontem, ele foi duro ao falar que o presidente Michel Temer (PM DB) pouco se importava com a demanda apresentada pelos nove governadores do Nordeste sobre a Chesf, considerando que o silêncio dele mostra  o descaso com a região. O socialista também arrumou tempo para prestigiar a abertura dos cursos de Formação Profissional da Polícia Civil e Polícia Científica, pouco tempo depois de anunciar que a Polícia Civil precisa ter concurso público todo ano. Em setembro, Paulo participou do curso de Formação e Habilitação de Praças da PM, no Derby, e age de forma afinada com o PSB nos discursos, desde a Chesf à segurança.


Há lugares mais apropriados
Na próxima sexta, os sindicatos que lutam contra a privatização da Chesf farão um ato político em Petrolina. Os governadores da região foram convidados, mas Paulo Câmara  informou que não poderá participar. Nos bastidores, dizem que Paulo não quer bater de frente com os Coelho no reduto deles. Dois governadores confirmaram presença: Rui Costa (PT-BA) e Wellington Dias (PT-PI).

Peixe fora d’água no PSB
O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), vem recebendo pressão de todos os lados do PSB. Ontem, Danilo Cabral falou: “Espero que ele não coloque a digital dele, nem manche a história dele com esse processo de privatização (da Chesf). Se isso se concretizar, será um ato de ingratidão do ministro”.

Quando não se precisa de desculpas
A deputada federal Creuza Pereira (PSB) sofreu um acidente, está se locomovendo em cadeira de rodas, mas não deixou de marcar presença na reunião entre o governador Paulo Câmara (PSB) e as frentes parlamentares (estadual e federal) que lutam contra a privatização da Chesf.

Teste de fogo para Nilton
Nilton Mota se despediu do cargo de Agricultura e Reforma Agrária lembrando que, mesmo com dois anos de estiagem e restrições financeiras, o governo construiu um conjunto de ações que transformou o setor na maior força da economia de Pernambuco. O último levantamento mostrou que a Agropecuária é responsável por 41,1% do PIB estadual. Resta saber como vai ser a relação de Nilton com os deputados. Ele é o novo secretário da Casa Civil e lidar com pessoas é mais difícil do que tratar com números e safras.

Coutinho se vira nos 30
Isolado dentro do PSB, o deputado federal João Fernando Coutinho está se virando como pode para manter os aliados ao seu lado. Ele anunciou mais de R$ 1 milhão em emendas para a saúde de municípios como Cachoeirinha, Gameleira, Camocim de São Félix, Cortês, Maraial, Belém de Maria, Poção e Sirinhaém, todos de sua base eleitoral, que vem sendo assediada.

O vespeiro de Jucá
O presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, ficou bem irritado com a ação impetrada pelo diretório estadual de Pernambuco, que luta para não sofrer intervenção. Jucá vai falar sobre o assunto amanhã, na reunião da executiva, até mesmo porque o relator do caso, Baleia Rossi (PMDB-SP), nem havia se pronunciado. Ele vai recorrer e questionar o fato de a decisão ter sido tomada fora da Justiça do Distrito Federal.

Alívio por uma semana
O TRE adiou para segunda-feira o julgamento do recurso do candidato derrotado ao cargo de vereador do Recife José Wilton de Brito, que acusa Romero Albuquerque (PP) de abuso de poder econômico na campanha passada.

Portas abertas
O presidente do TRF da 5ª Região, desembargador Manoel de Oliveira, convida os interessados para o IX Ciclo de Estudos Jurídicos em comemoração aos 30 anos da instalação da Justiça Federal em Petrolina, que se realizará sábado, a partir das 9h, no dia 6 de outubro, na sede daquela subseção, na Praça Santos Dumont.