Diario político

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/12/2017 03:00

Defesa do legado

Cercando-se de possibilidades de uma candidatura a presidente da República para defender o legado do Governo Michel Temer (PMDB), o Palácio do Planalto e o PMDB começam a mapear também os palanques estaduais que poderão ressaltar as realizações do peemedebista na campanha de 2018. Em Pernambuco, o PMDB está dividido: o senador Fernando Bezerra Coelho é um entusiasta das “conquistas do governo Temer no campo econômico” e um aliado fiel ao Planalto, o que, em tese, fortalece a sua possível candidatura ao governo de Pernambuco; já o deputado federal Jarbas Vasconcelos é aliado do Governo Paulo Câmara (PSB), declaradamente adversário de Temer, não havendo portanto nesse grupo, que inclui o vice-governador Raul Henry, espaço para se enfatizar os feitos do governo federal. No estado, a baixíssima popularidade de Temer assusta qualquer palanque, mas isso não significa que o Planalto vá riscar Pernambuco do seu mapa eleitoral e o governo quer não apenas o PMDB fazendo a defesa do seu legado mas também os partidos aliados. No estado Temer ainda tem o DEM de Mendonça Filho (ministro da Educação) ficando ainda em suspenso a situação do PSDB, cujo desembarque do governo federal se transformou numa novela semelhante à do PMDB pernambucano. Enquanto os tucanos querem sair do governo sem perder os benefícios do poder, os peemedebistas estaduais querem manter o controle do PMDB, mas fora do radar do Palácio do Planalto.

Olho no roçado
Jarbas Vasconcelos seguiu de Brasília para o sertão pernambucano nesta semana. Passou a quinta em Salgueiro, ao lado do prefeito Clebel Cordeiro (PMDB), que executa obras de melhorias de vias públicas com recursos de emenda do deputado. E nesta sexta percorre os distritos da cidade de Serrita. Tudo ao lado do vice-governador e presidente estadual do PMDB, Raul Henry.

Garanhuns quer
Depois de Caruaru e Petrolina, o Agreste Meridional reivindica um Batalhão Integrado Especializado de Policiamento para Garanhuns. Álvaro Porto apresentou indicação com pedido destinado ao governo do estado. Justifica que a região soma 20 municípios e 458,8 mil moradores carentes de segurança.

Tomando gosto
Paulo Câmara (PSB) encontrou o caminho das pedras. Crescendo nas pesquisas por conta de medidas na área de segurança pública, o governador foi ontem a mais um município, desta vez Ipojuca, para anunciar reforço no policiamento ostensivo.

Desencontro
Os deputados estão num beco sem saída. Não querem aprovar a reforma da Previdência por ser uma matéria impopular, mas os prefeitos que constituem as bases parlamentares são a favor das mudanças.

Confiança
Na equipe de Temer tem ministros tão confiantes que, mesmo se preparando para se desincompatibilizar em março do ano que vem para concorrer às eleições, eles estão certos de que indicarão os substitutos.

Uma nova primavera
Nesta segunda-feira, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Valdecir Pascoal lança seu quarto livro – Uma nova primavera para os Tribunais de Contas. A obra trata de temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, ficha limpa, combate à corrupção e reforma dos Tribunais de Contas. Pascoal foi o primeiro servidor de carreira a assumir a presidência do TCE e sempre defendeu a extinção de cargos políticos dos quadros do orgão fiscalizador. O lançamento será às 11h na sede do tribunal.

Parceria
A Assembleia que inaugurou, este ano, uma nova sede ao custo de R$ 25 milhões, trabalha agora para conluir o projeto com a construção de um edifício-garagem no terreno ao lado onde está sendo construído o edifício-garagem do Tribunal de Contas. A área é de propriedade do tribunal e ainda falta alguns acertos.

PCdoB
O Comitê do PCdoB do Recife realiza hoje plenária dos 35 membros eleitos em setembro para o biênio 2017-2019. Os comunistas vão ouvir palestras da economista Tânia Bacelar, da arquiteta Norah Helena dos Santos Neves, e de George Braga, integrante do comitê.