CABO DE SANTO AGOSTINHO » Polícia apura fraude em merenda

Publicação: 22/03/2018 09:00

A Polícia Civil de Pernambuco realizou ontem a Operação Ratatouille, que investiga fraude na distribuição de merendas para as escolas municipais do Cabo de Santo Agostinho. A operação foi deflagrada com base no relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A investigação descobriu que os produtos alimentícios entregues nas unidades de ensino chegavam em menor quantidade do que o determinado no contrato, com qualidade precária e até impróprio para o consumo humano por estarem apodrecidos.

O crime investigado ocorreu durante a gestão do ex-prefeito José Ivaldo Gomes, o Vado da Farmácia (ex-PSB a atual PTB), entre 2013 e 2016. Um ex-secretário municipal e um vereador também estariam envolvidos, mas os nomes não foram revelados. Ontem, os policiais cumpriram 20 mandatos de busca e apreensão, além de três mandados de sequestro de bens móveis no Grande Recife e na Mata Sul.

Entre os crimes investigados pela Polícia Civil estão o desvio de recursos públicos, fraudes em licitação e lavagem de dinheiro. O nome dado à operação faz uma alusão ao filme Ratatouille, onde um rato comandava um tradicional restaurante francês. A investigação no Cabo constatou que além das precárias condições das cozinhas onde os alimentos eram preparados, existiam comidas em decomposição que seriam fornecidas aos alunos. O presidente estadual do PTB, deputado José Humberto, informou que o partido tomará as medidas cabíveis.