Paulo segue a 'dança das cadeiras' para segurar alidos

Publicação: 20/06/2018 03:00

Com a mudança em cinco secretarias e no Complexo Industrial e Portuária de Suape, o governador Paulo Câmara (PSB) promoveu ontem a nomeação definitiva de auxiliares para pastas de Desenvolvimento Econômico, de Planejamento e Gestão, de Turismo, Esportes e Lazer, de Habitação e de Transportes. Ao mexer na composição do secretariado, o socialista mantém o perfil técnico da equipe, mas também contempla os partidos políticos que apoiam a gestão, a exemplo do PR, PP e MDB.

Para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo nomeou Antônio Mário, indicado pelo PP, do deputado federal Eduardo da Fonte, que também foi contemplado com a indicação do Porto de Suape. O novo presidente do terminal, Carlos Vilar, substituiu Marcos Baptista, nomeado para a Secretaria de Planejamento e Gestão. Ele irá substituir Márcio Steffani, que foi deslocado para a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Marcos Baptista é ligado ao vice-governador Raul Henry (MDB).

Bruno Lisboa, também ligado a Raul Henry, retorna para a Secretaria de Habitação e o secretário executivo de Transporte, Antônio Júnior, assume a pasta em definitivo dentro da cota do PR, do deputado federal Sebastião Oliveira. As nomeações serão publicadas amanhã no Diário Oficial do Estado. Segundo a assessoria do governo, até a próxima sexta, o governador concluirá a reforma do secretariado.

Na estrutura do governo, o PP também comanda o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e a administração de Fernando de Noranha. Na reta final das articulações para composição de alianças, comenta-se nos bastidores que o PT, caso feche parceria com o PSB em Pernambuco, também será beneficiado com alguns cargos na gestão socialista. (Rosália Rangel)