EDMAR LYRA » Caruaru será o primeiro embate

edmar.lyra@hotmail.com

Publicação: 17/04/2024 03:00

A disputa pelo governo de Pernambuco em 2026 foi extremamente antecipada pela classe política, onde há uma expectativa para a disputa entre a atual governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos. Evidentemente que os números obtidos por João Campos numa eventual reeleição ditarão o caminho para uma renúncia ou não em 2026 para disputar o Palácio do Campo das Princesas, mas além da disputa na capital pernambucana onde Raquel anunciou Daniel Coelho como seu escolhido para a disputa, está em Caruaru os olhos da classe política, uma vez que João Campos tem amplo favoritismo para conquistar a reeleição e Daniel disputará na condição de franco-atirador.

Lá haverá uma disputa literalmente entre padrinho e afilhado, José Queiroz tentará desbancar seu afilhado Rodrigo Pinheiro, que tentará a reeleição. O ex-prefeito conta com o irrestrito apoio de João Campos, enquanto o atual prefeito terá o apoio da governadora Raquel Lyra, de quem foi vice por duas vezes e a sucedeu na prefeitura.

Uma vitória de Rodrigo indiscutivelmente fortaleceria Raquel na busca pela reeleição, enquanto uma vitória de Queiroz não só fragilizaria a governadora em seu reduto, como apontaria para um fortalecimento do projeto de João Campos. Apesar de não ser a capital, Caruaru passou a ter um forte protagonismo com  ascensão de Raquel Lyra ao Palácio do Campo das Princesas, portanto os olhos da classe política estarão voltados para a disputa em Caruaru, que promete ser um verdadeiro clássico.
 
Embate
A relação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o Palácio do Planalto, azedou ao ponto de caminhar para a irreversibilidade. O episódio da prisão de Chiquinho Brazão, onde Lira era contrário e viu o Planalto ligar o rolo compressor, acirrou o clima entre legislativo e executivo. Ontem, o Planalto exonerou um primo de Lira que estava no comando do Incra.

Sonho realizado
Após muito tempo tentando um partido para chamar de seu, ao que tudo indica o clã Coelho realizará o sonho com o comando do União Brasil. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, deverá ser o presidente estadual do partido, o que o coloca no jogo para disputar o Senado Federal na chapa da Frente Popular em 2026.

Parecer
O deputado Diogo Moraes deu parecer favorável para o Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. O programa visa promover a compra de produtos locais para a Rede Estadual de Educação, estimulando o crescimento econômico na região. Moraes destacou a importância do projeto para fortalecer o polo e incentivar o desenvolvimento sustentável.