Foco na excelência na gestão pública municipal Congresso Pernambucano de Municípios começou ontem. Em ano eleitoral, temáticas como parceria, transparência e gastos públicos protagonizam os debates

Publicação: 16/04/2024 03:00

O 7° Congresso Pernambucano de Municípios e a Caravana Federativa iniciaram ontem, no Centro de Convenções, tendo como tema central ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’.

“Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência. A Amupe está junto de cada município para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece”, discursou Marcelo Gouveia, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) celebrou o crescimento do evento, que ela participou em anos anteriores como prefeita de Caruaru, e reforçou a disponibilidade do Governo do Estado para fazer parcerias com os municípios em 2024. “É muito importante que eventos como esse se fortaleçam a cada ano, que o consórcio esteja fortalecido para ações mais rápidas, eficientes, baratas e inovadoras”, afirmou.

“Mesmo quem está na corrida eleitoral, não se descuidem dos projetos que fazemos juntos, não deixem de buscar parcerias e empréstimos com o Governo Federal e Estado. O que plantamos hoje, entregamos no final do ano ou nos anos seguintes”, pontuou.

Em sua fala, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), frisou a necessidade de excelência e colaboração nos serviços públicos em cada cidade, e colocou a capital à disposição para colaborar através do Consórcio de Municípios de Pernambuco (Comupe).

“O tema do congresso é muito preciso. Temos que entender que os municípios são uma plataforma de serviço, e queremos serviços de excelência. Vamos buscar mudar a cada dia, trazer tecnologia, escutar e entender os problemas, e criar soluções através do municipalismo e da Amupe”, disse o gestor.

Transparência

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal apresentou a plataforma ComunicaBR, durante o congresso. A ferramenta de transparência tem como objetivo mostrar para onde está indo o dinheiro da União nos municípios e pode ser utilizada por qualquer pessoa. “A partir dessa busca, a pessoa pode acompanhar e nos ajudar a fiscalizar, inclusive, se esses investimentos estão sendo adequadamente utilizados”, disse a secretaria de estratégia e redes da Secom/PR, Brunna Rosa Alfaia.