DIARIO POLíTICO » Poder da caneta

Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/04/2024 03:00

A cada quatro anos, os brasileiros vêem uma verdadeira batalha por mandatos de deputados e senadores, mas depois de eleitos, dois anos seguintes, alguns encaram novas eleições para se tornarem ou voltarem a ser prefeitos, não importa o tamanho do município. Ser deputado é bom e muita gente se identifica com o Legislativo ou não tem liderança suficiente para chegar ao Executivo. Porém, o chamado poder da caneta é um atrativo. Como parlamentar, o político pede para algo ser feito. Como governante pode fazer, claro, dentro dos limites financeiros e das possibilidades reais. Neste ano, dos 513 deputados federais, pelo menos 75 estão se escalando para as disputas municipais. Três são pernambucanos: Fernando Rodolfo (PL-Caruaru), Clarissa Tércio (PP-Jaboatão) e Túlio Gadelha (Rede-Recife). Dos 81 senadores, quatro se colocam no páreo. Na Assembleia Legislativa, são oito deputados dispostos a serem prefeitos: Cléber Chaparral (UB-Surubim), Dani Portela (Psol-Recife), Gleide Ângelo (PSB-Olinda), Izaías Régis (PSDB-Garanhuns), Joel da Harpa (PL-Cabo), Luciano Duque (SD-Serra Talhada), Lula Cabral (SD-Cabo) e Mário Ricardo (Republicanos-Igarassu). Até 5 de agosto, quando encerra o prazo das convenções, saberemos quem seguirá, mesmo adiante. Alguns pré-candidatos vão avaliar se realmente terão condições de disputar as prefeituras com chances de vitória, outros entram para demarcar espaço, há casos que alianças pesam na decisão e outros que dependem do aval dos comandos estaduais e nacionais dos partidos.

Congresso de prefeitos
Prefeitos de todo o Estado estarão, de hoje até quarta-feira, debatendo sobre assuntos do interesse das suas cidades, no 7º Congresso Pernambucano de Municípios. A abertura está marcada para as 8h, no Centro de Convenções. Entre os temas, orientações sobre como proceder nas eleições. A Justiça Eleitoral estará atenta às fake news.

Odacy na disputa
O ex-prefeito Odacy Amorim voltará a concorrer nas eleições municipais deste ano, em Petrolina. O lançamento da pré-candidatura candidatura do petista aconteceu, na noite de sábado passado, reunindo lideranças do PT, PCdoB e PV.

Faixas salariais
A semana começa com a expectativa quanto à votação do projeto que extingue as faixas salariais dos PMs e bombeiros, nas comissões de Finanças, de Administração e Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Será quarta-feira.

Crise política
A crise política gerada, na semana passada, entre o presidente da Câmara Federal, Arthur Lyra (PP-AL), e o ministro Alexandre Padilha, pode gerar mais problemas no plenário. Está na pauta o veto do presidente Lula a R$ 5,6 bilhões nas emendas parlamentares. Há um acordo para a derrubada parcial do veto e as emendas fiquem em R$ 3,6 bilhões.