DIARIO POLíTICO » Conversa futura

por Ricardo Dantas Barreto

Publicação: 18/10/2024 03:00

Assim que saíram os resultados das eleições municipais, o Governo do Estado fez as contas para saber quantos aliados venceram, já visando às eleições de 2026. Entre os 123 do primeiro turno, foi incluído Mano Medeiros, do Jaboatão dos Guararapes, apesar de o PL se considerar independente. Foi levada em conta a proximidade entre ele e a governadora Raquel Lyra( PSDB). Quarta-feira, o gestor jaboatonense esteve no anúncio de R$ 6,1 bilhões do Governo e foi escolhido para falar em nome dos prefeitos presentes. Na ocasião, Mano ressaltou a sensibilidade de Raquel na relação com os prefeitos. “A gente reconhece o trabalho que a senhora tem feito”, afirmou Medeiros. Ontem, na entrevista à Rádio Clube, o liberal voltou a citar as parcerias entre Jaboatão e o Estado com obras e ações. Ao ser questionado se está mesmo na lista dos aliados eleitos, disse: “Do ponto de vista pessoal, temos uma relação muito próxima. Durante a campanha eleitoral de Jaboatão, ela não se posicionou politicamente, tendo em vista que tinha dois partidos da base que concorriam para a Prefeitura. Passada a eleição, tive a oportunidade de encontrá-la e já marcamos uma conversa para falar a respeito do futuro. Acho prematuro pensar na eleição de 2026. Mas ela considerou e Governo me considerou, pela relação que temos de proximidade, nessa lista dos 123. Vamos conversar ainda a respeito do posicionamento”, disse Mano.

Respeitando os limites
Unidos na intervenção da executiva nacional no diretório do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho e os deputados Fernando Filho e Mendonça Filho irão respeitar os limites de cada grupo político. “A gente tem uma preferência e Mendonça tem a dele. Vamos respeitar a posição de cada um e, mais na frente, 2026 será debatido”, diz Fernando.

Coisas do passado
A campanha de Mirella Almeida (PSD) divulgou mensagem do Twitter, com Vinicius Castello (PT) chamando João Campos (PSB) de moleque, em 2020. Naquele ano, João fez acusações muito mais pesadas contra os petistas, mas já fizeram as pazes e estão todos juntos.

Raquel admite surpresa

A governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que foi surpreendida com uma informação sobre o Ramal da Transnordestina do Ceará receber 100% do FDNE. Após as eleições em Olinda e Paulista, ela pretende ir a Brasília para tirar a limpo essa questão e evitar prejuízo para Pernambuco.

Sinal amarelo
Raquel Lyra também alertou sobre “o sinal amarelo” em relação à obra da Transnordestina rumo ao Complexo de Suape. “A gente tem hoje R$ 500 milhões para a atualização do projeto. E temos que garantir que essa atualização e o início das obras sejam garantidos”, disse governadora, no evento que aconteceu ontem, na Fiepe.