Mano define equipe para 2º mandato em Jaboatão Na sua Reforma Administrativa, o prefeito reeleito criou duas novas pastas, totalizando 10 em sua gestão. Ele também extinguiu 65 cargos na estrutura pública

Publicação: 28/12/2024 03:00

O prefeito reeleito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), divulgou os nomes dos secretários que irão compor a sua gestão no segundo mandato, que iniciará em 1º de janeiro. Na reforma administrativa que fez, Mano criou as pastas de Governo e de Planejamento e Gestão, totalizando dez secretarias. Também foram extintos 65 cargos na estrutura da Prefeitura. As 31 secretarias-executivas ainda serão divulgadas.

A Secretaria de Governo será chefiada por Daniel Pessoa, que era secretário especial de Regionalização. Sob seu comando estarão as secretarias executivas de Articulação Política, de Regionalização, de Segurança Cidadã e de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa. Ele foi secretário executivo de Planejamento Urbano; secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; e secretário de Articulação Política.

Planejamento e Gestão ficará com Roberto Salomão, servidor de carreira da Secretaria Estadual de Planejamento. Atualmente, é consultor interno em planejamento e gestão organizacional da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária – IPA; Secretário-Executivo de Planejamento, Gestão e Monitoramento da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura; e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco – CAU/PE.

Outra novata será Flávia Ribas, que ficar à frente de Infraestrutura. Atualmente é secretária executiva da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal do Ipojuca, e também já ocupou cargos na Prefeitura Municipal do Jaboatão e no Cabo de Santo Agostinho. Daniel Nascimento, que era o secretário, será deslocado para a presidência da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Elume).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico passará a ter como titular Roberto Abreu e Lima, que é auditor da Fazenda Estadual e também foi cedido pelo Governo do Estado. Ele é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz), ocupou diversos cargos de liderança no setor público, como secretário-executivo de Desenvolvimento de Negócios na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e duas vezes diretor-presidente da  hoje Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe, antiga AD Diper).  O atual secretário, Francisco Papaleo, irá para a pasta de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. É uma indicação do presidente estadual do PSD, o ministro André de Paula.

Também entrará na equipe a suplente de vereador do PSD, Mila Aguiar, que assumirá a pasta de Assistência Social e Cidadania. No Estado, ainda atuou no Pacto pela Vida e geriu o Programa Governo Presente.

Nas demais secretarias não haverá mudança. Zelma Pessôa continua na Saúde; Thiago Fernandes fica em Administração; César Barbosa, na Fazenda; e Mônica Andrade se mantém à frente da Educação. Também não haverá mudança na Procuradoria, pois Rafaela Albuquerque continuará à frente. Já Priscylla Lopes, atual sub-controladora, assumirá a titularidade da Controladoria. (Blog Dantas Barreto)