DIARIO POLíTICO » Turbinar o PSB

por Ricardo Dantas Barreto

Publicação: 27/12/2024 03:00

Em maio do ano que vem, o PSB realizará seu Congresso Nacional para eleger a nova direção e tudo se encaminha para o prefeito do Recife e atual vice-presidente do partido, João Campos, suceder Carlos Siqueira na presidência. Ontem, Campos disse ser uma construção natural, na entrevista ao Blog Dantas Barreto e ao Diario de Pernambuco. O novo ciclo da sigla socialista terá como foco, segundo ele, buscar o fortalecimento nacional e eleger uma bancada maior de deputados federais. Em 2022, foram eleitos 14. João garantiu disposição, capacidade e vontade para a nova missão. “Conheço bem como funciona Brasília, tive a oportunidade de ser deputado e estou agora como vice-presidente nacional. Acho que os partidos políticos têm desafios grandes para a frente”, disse Campos. Sendo eleito, ele manterá a tradição familiar à frente do PSB. O bisavô Miguel Arraes e o pai Eduardo Campos comandaram a legenda em momentos em que o protagonismo era dividido entre os socialistas de Pernambuco e São Paulo. Atualmente, o PSB pernambucano tem mais peso, até porque, mesmo o vice-presidente da República sendo o paulista Geraldo Alckmin, ele filiou-se recentemente para compor a chapa com o petista Lula. João Campos ressaltou que “o PSB tem uma imagem histórica positiva e gestões exitosas para mostrar”. “Há um movimento que reforça a força, a história e o crescimento no país. Não tenho dúvida de que o partido sairá maior na eleição de 2026, elegendo uma forte bancada e crescendo com qualidade. É fundamental construir essa bancada”, enfatizou.
 
No aguardo do PV
Disputado pela Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, o PV ainda é esperado por João Campos na composição da equipe. “Os dois vereadores (Flávia de Nadegi e Marco Aurélio Filho) foram eleitos na minha base. É importante contemplar pessoas que representam partidos e sejam coerentes com a nossa caminhada”, comentou o prefeito.
 
Mudança de cargo
O grupo do ministro André de Paula (PSD) tende a continuar representando por Francisco Papaleo na Prefeitura do Jaboatão. Atual secretário de Desenvolvimento Econômico, ele deve ir para Desenvolvimento Urbano. Prefeito Mano Medeiros (PL) pode anunciar equipe hoje.
 
Mais prazo
O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), foi ontem a Brasília para tentar resolver  a situação da suspensão das emendas parlamentares. O ministro do STF, Flávio Dino, deu cinco dias para ele apresentar as atas das aprovações dos R$ 4,2 bilhões. Lira quer entregar domingo.
 
Raquel inconformada com Lula
Raquel Lyra (PSDB) integra o time dos governadores injuriados com o decreto do presidente Lula, que regulamenta parte das atribuições das polícias estaduais. “O decreto foi lançado sem discutir com os governadores. Fomos pegos de surpresa. Cada governador comanda as polícias militares e civis”, reclamou, durante entrevista à Rádio Jornal.