Bolsonaro diz que seria fácil dar golpe

Publicação: 23/01/2025 03:00

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, ontem, que era fácil “fazer besteira” no fim de 2022 “fora das quatro linhas” da Constituição. A expressão era utilizada por ele para dizer que atuava dentro dos limites da lei e da democracia apesar das decisões judiciais desfavoráveis. Para Bolsonaro, o difícil seria lidar com as consequências no dia seguinte ao golpe.

“O que eu poderia fazer fora das quatro linhas? Diga. Ponto final. Fazer besteira? É fácil. Eu quero ver o after day (day after), o dia seguinte. A idade que eu tenho, a experiência que eu tinha de 28 anos de Parlamento, 15 de Exército e três na Presidência, a gente sabe o que se pode fazer, a gente sabe das consequências”, afirmou em entrevista ao canal bolsonarista Fio Diário.

Ele argumentou ainda ter perdido as eleições por conta de ações de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo sistema eletrônico de votação. O ex-presidente chegou a dizer que o Brasil deveria ter um sistema eleitoral parecido com o da Venezuela, onde, segundo ele, foi possível constatar uma fraude na eleição. “A Maria Corina (política de oposição a Maduro) arrastava multidões, semelhantemente (ao que ocorria) aqui no Brasil. E mesmo assim, ela se tornou inelegível. E mesmo tendo tornado inelegível os dois, o Edmundo (González) acabou ganhando e serviu para o mundo ver o que estava acontecendo lá. Hoje nós clamamos por um sistema semelhante.” (Correio Braziliense)