Governo antecipa 13º de aposentados do INSS A primeira parcela deve ser paga em abril e a segunda em maio. Decreto foi assinado durante evento de apresentação do balanço das ações do Executivo

Publicação: 04/04/2025 03:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, ontem, o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula participou do evento intitulado “O Brasil dando a volta por cima”, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

“Ao longo de 2023 e 2024, o governo federal se dedicou à reconstrução de políticas que, além de recuperar a economia, alcançaram resultados importantes na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores”, destacou.

A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) injetará R$ 73,3 bilhões na economia, divulgou o Ministério da Previdência Social. O pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas.

BALANÇO
O Brasil voltou para o ranking das dez economias do mundo. Nos últimos dois anos, o país cresceu duas vezes mais que a média registrada entre 2019 e 2022. O PIB foi de 3,2% em 2023 e de 3,4% em 2024.

Ainda em 2024, o país, segundo o balanço apresentado, registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, de 6,6%. Em 2021, o indicador havia chegado a 14,9%, o maior da série histórica. Em relação ao combate à fome, um relatório das Nações Unidas apontou que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023. Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome. (Agência Brasil)