Porto deve comandar após fusão

Publicação: 30/04/2025 03:00

A cúpula nacional do PSDB decidiu pela convocação de uma convenção nacional para votar a fusão com o Podemos. O encontro está marcado para 5 de junho. A expectativa, no entanto, é que os detalhes do novo partido sejam acertados durante o mês de maio, e dependa apenas do aval do colegiado para registrar a união junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também precisa aprová-la.
Após a reunião sobre a fusão, o comandante do PSDB em Pernambuco, deputado estadual Álvaro Porto, recebeu carta branca do presidente nacional da legenda, Marconi Perillo para iniciar o trabalho de formação de chapas para federal e estadual. A decisão ocorreu após encontro de Porto, Perillo e do secretário-geral do partido, Paulo Abi Ackel. Com isso, a expectativa é que o deputado estadual lidere a legenda após a fusão.
Até que a fusão seja oficializada, uma comissão formada por dirigentes de ambos os partidos será responsável por definir a identidade da nova legenda, que atende pelo nome provisório “PSDB+Podemos”.
Estudo encomendado pelo Podemos e obtido pelo Estadão aponta que o novo partido teria um Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) de cerca de R$ 380 milhões, tornando-se o sétimo maior do País. Já o fundo partidário chegaria a R$ 90 milhões, ocupando a quinta posição entre as legendas. (Com Estadão Conteúdo)