DIARIO POLíTICO » Veras x Ferro

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 05/07/2025 03:00

A disputa pela presidência do PT de Pernambuco ficou restrita entre o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado Fernando Ferro. Ambos se mostram otimistas quanto ao resultado do Processo de Eleição Direta (PED) deste domingo. Veras é apontado como favorito para manter a hegemonia da corrente CNB, sucedendo o deputado Doriel Barros. Ele conta com apoio da grande maioria das correntes petistas, deputados estaduais, vereadores, prefeitos e lideranças petistas. “Esperamos vencer para definir os novos rumos do PT, fazer um partido forte, unido e popular, de base e com muito debate. Vamos dar continuidade, mas ampliando e fazendo uma construção coletiva”, garante Carlos Veras. Fernando Ferro, por sua vez, propõe uma ruptura e considera que a sua candidatura fez voltar o debate interno. Segundo ele, a atual direção não cumpriu o papel de fazer valer a força do PT em Pernambuco. “Denunciamos a forma submissa e a tática eleitoral equivocada, quando colocamos a nossa posição de defender a candidatura própria ao Governo do Estado. Temos que fortalecer a bancada federal, que hoje só tem um deputado. Essa direção fracassou. Estou sentindo o apoio de muita gente que está descontente com a forma apagada do PT de Pernambuco”, disparou Ferro. A votação do PT começa às 9h e termina às 17h. Como serão utilizadas células de papel, a apuração vai demorar, mas é possível que na noite deste domingo se saiba quem será o presidente estadual.

Falta a sensação de segurança

O Governo do Estado destacou a redução de 11% nas mortes violentas intencionais e de 6,3% nos roubos, no 1º semestre do ano. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, diz que os números históricos são resultado da estratégia de planejamento. Falta aos pernambucanos sentirem a sensação de segurança no dia a dia.

Ministros no evento

Os ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Camilo Santana (Educação) e Wolney Queiroz (Previdência) estarão na 77ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá entre os dias 14 e 19 na UFRPE. A cerimônia de abertura será dia 13, no Teatro do Parque.

E as indenizações?

A obra do Canal do Fragoso se arrasta e ainda faltam indenizações a mais de 200 proprietários de imóveis desapropriados. Da parte do Governo do Estado, são 100 famílias que ainda aguardam o pagamento. Outras 130 esperam pela Prefeitura de Olinda. O MPPE está atento.

1º carimbo da derrota

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, observa que, acontecendo a disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB), um dos dois receberá pela primeira vez o carimbo da derrota. Apesar de o PDT estar no 1º escalão da Prefeitura do Recife, Wolney diz que a direção nacional definirá a aliança em Pernambuco, em 2026.