DIARIO POLíTICO » Puxou a fila

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/05/2025 03:00

O Palácio do Planalto vem relutando em apoiar a instalação da CPMI do INSS, mas os próprios petistas estão percebendo que é inevitável. Nessa sexta-feira, o presidente Lula se reuniu com alguns ministros para tratar do assunto e definir qual seria a estratégia. Entre os senadores do partido, a iniciativa de Fabiano Contarato foi vista com estranheza, já que o capixaba não combinou com os colegas. No entanto, ele pode ter puxado a fila. Ao explicar a decisão, Contarato cravou: “O meu compromisso com o combate à corrupção é inegociável, como sempre foi, tanto na vida pública quanto no exercício do meu mandato”. Os parlamentares petistas aguardam uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AC), para chegarem a uma decisão. Apesar de o esquema que roubou R$ 6,3 bilhões dos aposentados ter iniciado quando Jair Bolsonaro (PL) era presidente da República, os golpes aumentaram, e muito, depois que Lula voltou ao comando do País. E é nisso que a oposição quer focar. Os opositores, inclusive, ameaçam recorrer à Justiça para a CPMI ser instalada. Os parlamentares do PT, então, querem ocupar funções-chaves, como presidência ou relatoria da comissão mista. E assim poderem trazer a gestão de Bolsonaro para o olho do furacão. Caso a CPMI vá adiante, os trabalhos serão mais intensificados no segundo semestre e poderão entrar em 2026, quando também estará em foco a disputa presidencial.

Mais gás em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) retorna de Nova Iorque destacando o acordo firmado para instalação do terminal de regaseificação de gás natural, em Suape. Segundo ela, será um investimento de R$ 2,5 bilhões para serem aplicados no período de 15 anos. Mas a governadora acredita que, dentro de 24 meses, já será possível ter mais fornecimento de gás para os grandes empreendimentos.

Aglailson vai voltar

Virgílio Oliveira assumiu o cargo de administrador adjunto do Distrito de Fernando de Noronha e iniciou a sua gestão. Um dia, quando for sabatinado pela CCLJ da Alepe, será nomeado titular. E José Aglailson Neto, que agora é superintendente, voltará a ser adjunto. Só não há prazo.

Tem projeto pra tudo

Dois projetos curiosos foram apresentados na Câmara Federal. Um proíbe que pessoas levem bebês reborn para atendimento em unidades de saúde públicas. Outro estabelece multa a quem utilizar os bonecos com aparências reais de crianças para ocupar assentos preferenciais.

Divisão interna continua

Aliados do secretário-geral do PT, Sérgio Goiana, querem convencer o deputado federal Carlos Veras a desistir da presidência do partido, sob o argumento de que em 2026 estará tentando a reeleição. E não teria como cuidar das articulações e nem tempo para percorrer o Estado com objetivo de tratar sobre eleição, que não seja a dele próprio.