DIARIO POLíTICO » Corda esticando

por Ricardo Dantas Barreto

Publicação: 04/07/2025 03:00

A imagem de manifestantes invadindo a sede do Banco Itaú, em São Paulo, é um sinal de que a corda da polarização continua esticando. O grupo carregava faixas cobrando a taxação aos super-ricos, um dia após o presidente Lula (PT) fazer o mesmo num ato de rua em Salvador. Ou seja, algo orquestrado para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a alíquota escalonada para os contribuintes que recebem acima de R$ 50 mil. O manifesto foi organizado por lideranças de esquerda com participação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), PT e Psol. Tudo transcorreu de forma pacífica, mas não deixa de criar uma preocupação sobre o que vem pela frente, à medida que o período eleitoral se aproximar e com a popularidade de Lula em baixa. O radicalismo desproporcional já foi visto no lado da direita e está bem vivo na memória dos brasileiros. O petista já utilizou essa estratégia de “nós contra eles” no passado, quando seu governo estava envolvido em denúncias do mensalão. Na época deu certo, mas Lula estava com aprovação em alta e a economia do Brasil era favorável. A situação de hoje é diferente. Apesar de haver indicadores positivos, a população não percebe na vida real. E, como já foi dito, o presidente não tem mais a mesma força que no passado. É quase um refém do Congresso Nacional, não tem certeza de que terá opoio de todos os partidos que ocupam ministérios e ainda não fez o Governo deslanchar como fala em seus discursos. Para a “sua sorte”, a direita está dividida e com o principal adversário inelegível.

Cemitério de Noronha

A governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou investimentos para o Distrito de Fernando de Noronha em saneamento básico, reforma de fortes e garantiu concluir a pista do aeroporto, entre outras ações. Mas o que o presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, mais comemora é a ampliação do cemitério. Raquel reconhece a dificuldade para se nascer e também de morrer na Ilha.

Sol no lugar do diesel

O Governo do Estado pretende implantar, ainda neste semestre, junto com a Neoenergia, o sistema de energia solar no Distrito de Fernando de Noronha. A nova matriz energética vai abastecer toda a Ilha. O óleo diesel continuará sendo utilizado, porém numa pequena quantidade.

PSD aposta em Andréa

A filiação da primeira-dama do Jaboatão, Andréa Medeiros, ao PSD, será na noite de segunda-feira. A expectativa é para um grande evento político numa casa de shows. Ela já é vista como uma das principais apostas do partido para chegar à Assembleia Legislativa.

Cury: JP equivocado

Secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, disse na Rádio Folha que João Paulo sempre foi sua referência no PT, mas discorda dos atuais posicionamentos do deputado. “João Paulo às vezes está equivocado. As críticas devem estar baseadas no que é real. O PT é oposição ao governo de Raquel Lyra”, disse. O deputado vem criticando o prefeito João Campos (PSB).