DIARIO POLíTICO » Pedidos de Raquel

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 06/08/2025 03:00

O tarifaço de 50% dos EUA sobre produtos importados do Brasil entra em vigor hoje, sem que os produtores afetados tenham sinalização concreta de que os prejuízos serão reduzidos de alguma forma. A pauta da reunião de ontem do presidente Lula (PT), do vice Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com os governadores nordestinos girou em torno da proteção às empresas e aos empregos. As soluções serão anunciadas na próxima semana, conforme ficou acertado. Raquel Lyra (PSD) aproveitou a ocasião e teve uma conversa reservada sobre os assuntos do interesse de Pernambuco. Pleiteou as inclusões da manga, uva, açúcar e pescados entre as exceções que pagarão a taxa de 10%. A governadora também pediu que os trabalhadores temporários da agricultura recebam auxílio sem que percam o Bolsa Família, solicitou subsídios para empresas exportadoras, linhas de crédito do Banco do Nordeste e socorro imediato ao setor agrícola. Lula, Alckmin e Haddad ficaram de dar respostas também na próxima semana. A questão é que ainda não se tem a real noção do impacto do tarifaço na economia. Só com a manga o prejuízo pode alcançar US$ 48 milhões. A intenção do Governo Federal é buscar novos mercados no exterior, porém uma bronca dessa não se resolve a curto prazo. Tem certos produtos que têm compradores específicos, cada país tem a sua própria exigência e há necessidade de adaptações.

Pedro Campos: “Palhaçada”
O deputado Pedro Campos (PSB) chamou de “palhaçada” a atitude da bancada bolsonarista. Ontem, os parlamentares usaram esparadrapo na boca em protesto contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Campos lembra que a Câmara Federal tem projetos importantes para aprovar, mas a oposição quer obstruir a pauta.

Ministros na moita

Os bolsonaristas apostam que ministros do STF não aguentarão a pressão norte-americana. A Lei Magnitsky é o maior temor. Lembram que cinco colegas de Alexandre de Moraes ainda não deram um piu em defesa dele. E sequer foram à reunião marcada para prestar-lhe solidariedade.

Posse no dia 24

O PT fará seu Congresso Estadual no dia 24 e dará posse ao deputado federal Carlos Veras como presidente do partido em Pernambuco. Devem comparecer o presidente nacional, Edinho Silva, e o ex-deputado José Dirceu, além de lideranças petistas e de partidos aliados.

Acordo na memória petista

Petistas garantem que a saída de Danilo Cabral da Sudene não teve entre os motivos questões internas. Mas, sim, desgaste com políticos do Ceará e a empresa que constrói a Transnordestina. No entanto, lembram do acordo para Danilo se filiar ao PT e ser candidato a deputado federal. Candidatura deve ser pelo PSB.