DIARIO POLíTICO » Vinda de Lula

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/08/2025 03:00

Pernambuco voltou a entrar no roteiro do presidente Lula (PT). Ele chegará na quinta-feira, com agendas em Goiana e no Recife. Vai inaugurar a fábrica de hemoderivados da Hemobrás, que produzirá albumina assim que tiver a autorização da Anvisa. Ainda na Hemobrás, Lula acompanhará o trabalho da rotulagem do recombinante da engenharia genética. No Recife, trará novidades a respeito do programa Agora tem Especialistas, visando ampliar a oferta de atendimentos na área da saúde. A ideia é trocar dívidas por serviços de clínicas e hospitais da rede privada. E também promete novidades para atender moradores das comunidades e favelas. Mas, evidentemente, a política estará latejando em todos os eventos. Apesar de promover atos administrativos, os discursos de Lula vêm centrando fogo nessa disputa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e nos ataques à família Bolsonaro. Principalmente, depois dos últimos episódios. Ontem, por exemplo, uma reunião entre os governos brasileiro e norte-americano foi cancelada por interferência da “extrema direita”, como afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além disso, há toda uma expectativa quanto à ajuda do Governo para reduzir o impacto do tarifaço de Trump. Trazendo para campo local, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também vão querer dividir as atenções de Lula.
 
Coelho confia no substitutivo
Autor do projeto substitutivo que trata do pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão que o Governo do Estado quer, o deputado Antônio Coelho (UB) acha que a sua proposta será aprovada, dia 29 na CCLJ, e nas comissões de Finanças e Administração. Ele defende que metade dos recursos seja dividida com os municípios pernambucanos. 
 
Decisão no plenário 
No entanto, o relator do projeto do empréstimo é Waldemar Borges (PSB), que faz suspense quanto ao conteúdo. Mesmo que a oposição aprove algo contrário ao projeto original, a base do Governo pode reprovar em plenário e pedir destaque para votar a proposta que chegou em março.
 
Formatura de PMs
Hoje acontece a formatura de 2.299 policiais militares aprovados em concurso e que reforçarão efetivo. A governadora Raquel Lyra (PSD) estará na cerimônia, marcada para as 16h na Arena Pernambuco. A promessa é de que 7 mil novos PMs estejam nas ruas até o próximo ano.
 
Terá nova reviravolta?

A troca do líder do PL na Assembleia Legislativa já era esperada, após as movimentações do Governo, mas a oposição está em compasso de espera. Com Nino de Enoque no lugar de Abimael Santos, os oposicionistas tendem a ser minoria na CPI da Publicidade. Porém, como na Alepe tem reviravoltas a todo instante, é preciso aguardar os próximos fatos.