Vaias para eles Pela primeira vez na história, a principal facção organizada do Sport foi retaliada pelos torcedores do clube

Publicação: 24/02/2014 03:00

Torcida Jovem se viu desmoralizada pela atitude espontânea da maioria dos rubro-negros (RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS)
Torcida Jovem se viu desmoralizada pela atitude espontânea da maioria dos rubro-negros

A igualdade entre Sport e Central, na Ilha do Retiro, foi um detalhe na noite do último sábado. A data, desde já histórica, marcou o dia em que a Torcida Jovem, a massa amarela, foi vaiada pela torcida do Sport. Por aqueles que vestem as verdadeiras cores do Sport Club do Recife, vermelho e preto. Em campo, uma equipe formada com nove reservas, mais um gol do artilheiro Neto Baiano, uma aguerrida Patativa e precaução visando o CSA pelo Nordestão. Tudo isso no 1 a 1, mas que realmente ficou em segundo plano.

O ato de protesto da maioria no estádio, com 12.277 presentes, pode marcar uma mudança de comportamento no futebol do estado – alvo de inúmeros casos de violência, dentro e fora do campo, com 800 crimes nos últimos cinco anos, segundo o Ministério Público, todos eles envolvendo torcidas organizadas de clubes do estado.

Tudo começou com a insatisfação da direção da maior facção uniformizada do Leão, criticada pelas seguidas confusões com a participação de supostos integrantes. A última, em João Pessoa, no primeiro jogo de 2014, resultou numa punição no STJD que obrigou o time a jogar de portões fechados. Por isso, através do Facebook, cuja página do grupo conta com 100 mil adeptos, foi dada a orientação para que no primeiro tempo todos ficassem em silêncio na geral. Para que ignorassem o seu único objetivo ali, o de apoiar o Rubro-negro – como realmente foi um em algum momento nesses dezoito anos de história da TJS, dominante nas festas na Ilha.

Redes sociais
Enquanto isso, outros setores do estádio continuaram vivos, cantando músicas com o nome do clube, sem a necessidade de ofensas. Veio o intervalo e a enorme massa amarela acordou, conforme a orientação. “Uh, a Jovem aê!”, o primeiro grito. A tradicional auto-ostentação desta vez foi vaiada, num volume bem acima. A partir daí, a manifestação havia mudado de foco, tomando outra amplitude, daquela já citada inclusive na manchete do Diario de Pernambuco (“A cidade não aguenta mais”).

Somente no facebook a foram mais de 1.000 compartilhamentos através da fan page do DP. Uma reação imediata de uma parcela do público que é, sem dúvida alguma, maioria entre os torcedores. E quer voltar a frequentar o estádio. Até torcedores de Náutico e Santa Cruz elogiaram o episódio nas redes sociais, o que só dá a entender que a paciência com a Fanáutico e a Inferno Coral também está no limite.

Saiba mais

Nordestão

Amanhã, o Leão irá ao Rei Pelé decidir um lugar na semifinal da Copa do Nordeste. O foco é total. Ontem pela manhã, todos os titulares – poupados contra no sábado – treinaram no campo principal da Ilha. A movimentação comandada por Eduardo Baptista teve como foco o aprimoramento nas finalizações, simulando jogadas em velocidade – provavelmente, o contragolpe deverá ser uma arma leonina contra o CSA. O volante Ewerton Páscoa voltou aos treinos físicos e deve ser liberado para a partida.

Resultados

Paulista

São Paulo    0 x 0    Santos
Paulista    2 x 3    Atlético Sorocaba
Linense    1 x 3    São Bernardo
Botafogo    3 x 1    Palmeiras
Portuguesa    2 x 1    Comercial
 
CARIOCA

Fluminense    0 x 3    Botafogo
Volta Redonda    1 x 2    Bangu
Bonsucesso    3 x 0    Macaé
Duque de Caxias    1 x 0    Audax
Nova Iguaçu    3 x 0    Boavista
Vasco da Gama    1 x 2    Cabofriense

ESPANHOL

Vallecano    0 x 1    Sevilla
Betis    0 x 2    Ath. Bilbao
Valencia    2 x 1    Granada
Osasuna    3 x 0    Atl. Madrid
ALEMÃO

Frankfurt    0 x 0    Bremen
Hannover    0 x 4    Bayern

PORTUGUÊS

Olhanense    2 x 1    Gil Vicente
Vitória Setúbal    4 x 0    Paços Ferreira
Maritimo    2 x 0    Belenenses
FC Porto    0 x 1    Estoril