Um drama recifense na Fórmula 1 Há 60 anos, piloto nascido na capital pernambucana fazia a sua estreia e morria uma semana depois

Filipe Assis
esportes.pe@dabr.com.br

Publicação: 08/07/2017 09:00

Rouen, 7 de julho de 1957. A capital da Normandia, a 130 quilômetros de Paris, sediou, naquele dia, o GP da França de Fórmula 1. Uma prova que ficou marcada pela penúltima vitória na carreira de Juan Manuel Fangio - a última, duas corridas depois, na Alemanha, deu o pentacampeonato ao argentino, mais velho campeão da categoria, aos 46 anos e 41 dias. Mas um fato inusitado daquela corrida acabou entrando também para a história do automobilismo pernambucano: um dos 15 participantes da prova nasceu no Recife. E é, desde então, passados 60 anos, o único piloto nascido no Nordeste a competir em um Mundial da categoria.

Herbert Mackay-Fraser, ou Mac-Fraser, como ficou conhecido, nasceu no dia 21 de junho de 1927. Filho de norte-americanos, teria sido registrado no Consulado dos Estados Unidos. Por isso, ganhou cidadania norte-americana. Na Fórmula 1, correu defendendo os Estados Unidos, em apenas uma prova. Mac-Fraser morreu no dia 14 de julho de 1957, uma semana após estrear na Fórmula 1 e três semanas após completar 30 anos, durante uma corrida de Fórmula 2 em Reims, na França.

A origem

O pai de Mac-Fraser, Herbert Cecil Fitzroy Fraser, nasceu na ilha de São Vicente, nas Antilhas Britânicas, mas adquiriu cidadania norte-americana. Ele era gerente de um banco, o National City Bank (hoje Citibank). Por causa do trabalho, costumava passar pequenos períodos em diferentes cidades na América Latina. Esteve, por exemplo, em Buenos Aires e no Rio de Janeiro. Entre as temporadas na capital argentina e na “cidade maravilhosa”, passou quatro anos no Recife. Foi nesse período que nasceu Mac-Fraser. Ele tinha também uma plantação de café no estado. Morreu aos 46 anos, em 1933.

Mac-Fraser

Com a morte do pai, Mac-Fraser foi mandado, aos 11 anos, para um internato em New Hampshire, nos Estados Unidos. Decidiu se alistar no Exército norte-americano, em meio à Segunda Guerra Mundial, mas não chegou a prestar serviço militar. Existem relatos de que ele entrou no ramo pecuário e, depois, imobiliário, até encontrar sua verdadeira vocação: o automobilismo. Começou participando de corridas de rua. Competiu na cidade de Reno, no estado de Nevada, depois na Califórnia. No início de 1957, o convite que se tornaria histórico: a equipe BRM ofereceu um carro para que ele disputasse o GP da França de Fórmula 1. Convite aceito.

A corrida
De um total de 15 participantes, Mac-Fraser largou em 12º. Mas logo na primeira volta, subiu para o 6º lugar. Um lugar na corrida que era inimaginável para quem guiava um carro da BRM. Ele foi ultrapassado na 6ª volta por Carlos Menditeguy, guiando uma Maserati. Brigou pela 7ª posição com Mike Hawthorn, da Ferrari, mas após duas trocas de posição com o adversário, se manteve no 7º lugar até ser obrigado a abandonar a corrida, na 24ª volta, com problemas no carro. O até então tetracampeão Fangio ganhou a corrida. Apesar da decepção do abandono da prova, o desempenho de Mac-Fraser chamou a atenção da equipe, que queria contar com o piloto na temporada seguinte, em 1958. Mas Mac-Fraser tinha outros planos.

A morte
O piloto decidiu participar do GP de Reims de Fórmula 2, uma corrida de rua extremamente veloz. Seu carro era um Lotus 11. Logo na segunda volta, um acidente fatal. Um pneu do carro do britânico Bill Whitehouse explodiu, fazendo com que o veículo perdesse o controle e pegasse fogo instantes depois. Mas a prova seguiu. E aquele acidente fatal não seria o primeiro. Na volta 28, Mac-Fraser entrou em uma curva em alta velocidade, saiu da pista e o carro capotou algumas vezes. Em uma época em que os cintos de segurança não eram obrigatórios, Mac-Fraser foi jogado para fora do carro. Ele ainda foi levado para o Hospital de Reims de helicóptero, mas morreu durante o trajeto. Foi enterrado no cemitério de Bezannes, na França.

Mundial de 1957

Classificação - top 5

Piloto    Pontos

1. Juan Manuel Fangio    40
2. Stirling Moss    25
3. Luigi Musso    16
4. Mike Hawthorn    13
5. Tony Brooks    11

A lenda Fangio
  • 5 títulos (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957)
  • 24 vitórias
  • 35 pódios
  • 29 Pole positions
  • 23 voltas mais rápidas