DIARIO ESPORTIVO » Apesar... (II)

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 05/07/2024 03:00

Na quarta, escrevi aqui sobre o tema “Apesar dos treinadores I”, analisando a performance de Soso no empate do Sport diante do Botafogo SP, sábado passado. Hoje, trago a segunda parte. Na segunda-feira, foi a vez de Pivetti inventar. Jogando em casa, iniciou com três volantes e uma dobra na lateral esquerda. Escolhas injustificáveis. Com Andrey e Renato Alves lentos pela direita, e Ludke sem entrosamento, a criação foi inoperante. Apenas uma finalização de Diego Matos para uma defesa relativamente tranquila de Igo Gabriel. O Confiança chegou quatro vezes (incluindo o gol de Lucas Rian) sempre pela direita da defesa alvirrubra. E segundo Pivetti, o Náutico fez um grande primeiro tempo. Não fez! No intervalo, acaba a dobra de laterais e a trinca de volantes. Thalissinho entra na ponta, sai Diego e Luis Paulo desce pra lateral. E Mezenga vai formar no ataque. Joécio vai embora e Sousa vira zagueiro. O Náutico evolui e empata com Mezenga. Mas só consegue a virada com Patrick Allan em campo, com uma assistência para uma bela “nucada” de Mezenga. Foi uma vitória imprescindível. Mas para a sequência de bons resultados, Pivetti precisa rever o jogo e mudar os conceitos. Patrick, Mezenga e Thalissinho têm que permanecer no time. Quanto aos reforços, quem indicou Islam, zagueiro da defesa mais vazada do Gauchão, e que foi rebaixado com o Novo Hamburgo? Fala, Náutico! Aliás... quem fala pelo clube nessas horas?

Viúvos dos “Erres”
Chega a impressionar o quanto somos reféns do nosso passado. Peremptoriamente, afirmamos que 2006 foi o último ano em que uma esquadra brasileira impôs respeito aos adversários. Primeiro perdemos uma Copa de maneira ridícula com os “quatro erres” em campo. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Roberto Carlos não evitaram a eliminação brasileira pra França. E o elenco ainda tinha Juninho, Kaká e Adriano. Vamos direto ao ponto. O melhor time do mundo, Real Madrid, terá no seu ataque três brasileiros (Rodrygo, Vini Jr e Endrick) e um francês (Mbappe). Temos dois dos melhores goleiros do mundo. Ederson (City) e Alisson (Liverpool). Nossos zagueiros: Militão titular no Madrid e Marquinhos, titular no PSG. Quanto vale o zagueiro? 50 milhões de euros! Bruno Guimarães é do Newcastle. City, Arsenal e Liverpool querem contratá-lo. O valor? 115 milhões de euros. Ainda tem Raphinha (Barcelona 100 milhões euros), Martinelli (Arsenal 142 milhões de euros), e Savinho, de 19 anos, que está sendo contratado pelo Manchester City por 30 milhões de euros. Como a gente não impõe respeito com um elenco desse? Deficiências? Temos sim. Mas, nosso problema é a escassez de jogos preparatórios adequados, a mudança de treinadores e a falta de conjunto do time.

Sem zebras
Não acredito em surpresas na fase de quartas da Euro. Pra mim, a França passa por Portugal, a Inglaterra derruba a Suíça e a Holanda elimina a Turquia. Quanto a Alemanha x Espanha, quem vencer será a seleção campeã. Mas não apostem baseando-se nos meus palpites, valeu?