DIARIO OLíMPICO » Renata Arruda é a 5ª do Estado em Paris 2024 Pernambucana Renata é goleira da seleção de handebol e foi convocada ontem. Agora, já são cinco pernambucanos em disputa em Paris 2024

CAIO ANTUNES

Publicação: 05/07/2024 03:00

A seleção brasileira feminina de Handebol foi oficialmente convocada para a Olimpíada de Paris 2024. O técnico Cristiano Rocha anunciou a lista com as 14 escolhidas, ontem. A goleira pernambucana Renata Arruda fez parte das atletas convocadas e irá participar de seu segundo Jogos Olímpicos seguido, após Tóquio 2020.

Natural de Olinda, a goleira foi destaque e recebeu o prêmio de melhor jogadora (MVP) das finais da Europa League feminina de Handebol, atuando pelo CS Gloria 2018, da Romênia. Com o seu destaque em solo europeu, Renata esteve na lista para representar o Brasil pela segunda Olimpíada seguida e venceu a concorrência com a histórica goleira Babi, campeã do mundo em 2013 pelo Brasil, que ficou como suplente nesta convocação.

ORIGEM
Nascida em Olinda, Renata Arruda iniciou seu contato com o Handebol em 2010, no Colégio Imaculado Coração de Maria. Com o sucesso imediato, Renata foi para o Clube Português do Recife e já conquistou suas primeiras medalhas como goleira de handebol.

Com atuações de destaques já pela seleção brasileira juvenil, a goleira pernambucana deixou o país em 2017, aos 18 anos, e foi atuar pelo Handebol Espanhol. Renata atualmente tem 25 anos e, após passagem pela Espanha, está atuando pelo CS Gloria 2018, da Romênia.

As brasileiras estão no Grupo B de Paris 2024 e terão como adversárias na primeira fase: Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria. A estreia do Brasil acontece no dia 25 de julho, contra as espanholas, às 9h (horário de Brasília).

PERNAMBUCANOS

Agora já são cinco pernambucanos garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Fernando Balotelli (decatlo), Carol Naka (boxe), Cristiano Rocha (técnico do Handebol) e Érica Sena (marcha atlética) são os demais, além de Renata Arruda, do handebol.