Sport melhora em 90% das estatísticas Com treinador português Pepa à frente da equipe em dois jogos, Leão voltou a ser um time propositivo, condição que tinha perdido com Guto

HAIM FERREIRA

Publicação: 13/09/2024 03:00

De volta aos trilhos. Assim vem sendo considerado o curto, mas já promissor início da “Era Pepa” no Sport. Com apenas dois jogos - tendo uma vitória e um empate à frente do clube pernambucano -, já é possível ver uma mudança significativa em relação a quando o mesmo elenco estava sob o comando de Guto Ferreira.

O ex-treinador comandou a equipe rubro-negra em cinco partidas, com três derrotas, um empate e apenas um triunfo. De acordo com o site especializado em estatísticas SofaScore, o português conseguiu melhorar 9 dos 10 principais indicadores do time relacionados ao ataque e à defesa.

De um time apático e reativo, o Leão passou a ser propositivo, se reconectando com a genética ofensiva vista na melhor fase do argentino Mariano Soso. As médias levantadas pelo Diario de Pernambuco indicam que o Sport de Pepa passou a ter mais posse de bola (61,5% a 58%) e a arriscar mais de fora da área (5% a 3,8%).

Os princípios, vale lembrar, foram citados pelo treinador português na sua apresentação, defendendo a ideia de que os jogadores precisariam arriscar mais, sem medo de errar. Em relação à defesa, o Sport melhorou em 25% a sua efetividade nos desarmes e também recupera mais a posse de bola nos confrontos diretos com os ataques adversários.

A transição entre a defesa e o setor ofensivo também melhorou. O Leão diminuiu a taxa de ligações diretas, aumentando a troca de passes no primeiro terço de campo. Curiosamente, os números melhoraram após o retorno do zagueiro e capitão Rafael Thyere, que estava lesionado há dois meses.

“Os números falam por si, posse de bola, volume ofensivo e oportunidades criadas. Sabemos que no futebol o que importa é o placar, mas acima de tudo foi incrível o equilíbrio mental que equipe teve. Fica a frustração por não ter vindo a vitória, mas fizemos quase de tudo para ganhar o jogo”, disse Pepa após o empate por 1 a 1 com o CRB.