DIARIO ESPORTIVO » Título ou acesso?

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 21/10/2024 03:00

Esqueçam a escalação, a parte técnica ou tática. Ontem era vencer ou vencer. Com as vitórias de Mirassol e Ceará, nada mais restaria ao Sport senão uma vitória para desgarrar. E o time rubro-negro teve atitude desde o início. Foi intenso nos três fundamentos: marcação, criação e finalização. Com 2 minutos Lucas, livre, bateu pra fora. Aos 20, o time abriu o placar. Julian pra Lucas, pra Coutinho, pra cabeça de Fabrício 1x0. Nove minutos depois, Coutinho briga, Barletta tabela com Lucas Lima e fuzila de esquerda. 2x0. Oitava assistência de Lucas Lima que ontem completou 100 jogos com a camisa do Sport. O segundo gol devolve a confiança ao time. Aos 40, Cariús deixa Coutinho na cara do gol e ele perde. Lucas Lima e Barletta pedem e a torcida aplaude o centroavante. Foi um dos primeiros tempos mais equilibrados (se não o mais) da Era Pepa. Segundo tempo. O jogo tava tranquilo até Tiago Couto cometer uma falha. O Botafogo diminui e um jogo tranquilo fica tenso. Até que aos 30 minutos Julian Fernandez desmistifica Felipe, recebendo o passe de Cariús após lançamento de Lucas Lima e faz 3x1. O Sport volta a ser o Sport e se impõe na Ilha. Vai à vice-liderança e diverge: briga pra subir ou pra ser campeão?
 
Drama na rabeira
Se no topo o bicho tá pegando, no fim da fila não é diferente. Faltando seis rodadas, oito times estapeiam-se para escapar da degola. Chapecoense, CRB, Paysandu e Botafogo-SP travam uma infernal batalha contra Ponte, Brusque, Ituano e Guarani para evitar o rebaixamento. Pela bola, difícil pra Guarani, Ituano e Brusque escaparem do inferno.

Arbitral ferverá
Nesta quarta-feira na FPF será definido o Campeonato Pernambucano 2025. Três discussões serão iminentes. A fórmula de disputa, a primeira delas. A Federação quer que 26 dos 31 filiados iniciem a primeira fase em novembro. Os quatro primeiros se juntariam a Sport, Náutico, Retrô e Santa na disputa de um octogonal. Para isso acontecer já em 2025, será necessária uma votação unânime entre os pleiteantes. Para 2026, o voto da maioria bastará. Um ponto é fato: teremos apenas oito times no Pernambucano 2026. A segunda discussão é quanto às preliminares. Levantarei essa bandeira e vou conduzi-la até o extremo final. E a terceira diz respeito à torcida única nos clássicos. Se os clubes aprovarem será, como propago há anos, a assinatura do nosso atestado de incompetência.

O progresso da Arena
Mais de cem eventos foram realizados na Arena de Pernambuco até setembro. Ao contrário do que apregoam os negativistas do nosso futebol, o nosso maior estádio fecha 2024 próximo de equilibrar as suas finanças. Números confirmados por Marcos Nunes e Eduardo Loyo, presidentes da Arena PE e da Empetur respectivamente. Nunes e Loyo ressaltaram no Botequim da Bola da CBN, sábado passado, que a Arena será cada vez mais multifuncional. E soltaram um spoiler: em 2025 tem showzaço de Thiaguinho. São Lourenço vai tremer...