CBF anuncia data de eleição para presidente Interventor Fernando Sarney anunciou na última sexta-feira que o novo pleito será realizado no dia 25 deste mês e vai eleger substituto de Ednaldo

Publicação: 17/05/2025 03:00

Um dia após o pleito, Ancelotti fará primeira convocação (LUCAS FIGUEIREDO / CBF)
Um dia após o pleito, Ancelotti fará primeira convocação
Interventor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando José Sarney anunciou na última sexta-feira a data da nova eleição da entidade para eleger um novo presidente. Um dia após ser colocado no cargo por decisão judicial, ele definiu que o pleito será realizado no dia 25 deste mês, véspera do início do trabalho do técnico Carlo Ancelotti à frente da seleção brasileira.

A eleição vai definir o sucessor de Ednaldo Rodrigues, destituído do comando da CBF na quinta por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), designado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar uma possível fraude no acordo que manteve o dirigente no poder. Uma perícia indicou que a assinatura do ex-vice-presidente Coronel Nunes, um dos signatários, seria falsa. A decisão cabe recurso.

Em seu despacho, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro definiu Fernando José Sarney, vice-presidente da CBF, como interventor e definiu que ele convocasse uma eleição para os cargos diretivos da CBF “o mais rápido possível”.

Seguindo estas determinações, Sarney anunciou que o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral será publicado em jornais neste sábado. A eleição vai decidir quem será o novo presidente da entidade e vai definir também oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029. Será a segunda eleição para presidência da CBF em menos de dois meses.

PERNAMBUCO
Mesmo diante da decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, optou por manter seu apoio ao dirigente. Em entrevista à reportagem do DP Esportes, Evandro Carvalho justificou sua posição. “Não tinha razão para assinar (o manifesto pedindo mudança). Sempre tive lado, não mudo ao sabor dos ventos. Acredito na revogação via STF. Se não ocorrer, verei como e onde me posicionar”, explicou

CONVOCAÇÃO
O primeiro desafio de Carlo Ancelotti pela Seleção Brasileira já tem data marcada. No dia 26 deste mês, um dia após a eleição para novo presidente, o treinador italiano vai anunciar os convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No entanto, Ancelotti já entregou a pré-lista após encontro em Madrid com Rodrigo Caetano, diretor executivo, e Juan, coordenador técnico da Seleção Brasileira. Os pré-escolhidos pelo treinador não serão divulgados e os nomes serão enviados aos clubes até domingo (18/5). (Estadão Conteúdo)