MAIS CICLOVIAS » Bicicletada por espaço

Publicação: 22/02/2013 03:00

Partida do grupo Massa
Crítica será às 18h, na
Praça do Derby. Destino
será escolhido na hora (BERNARDO DANTAS/DP/D.A PRESS)
Partida do grupo Massa Crítica será às 18h, na Praça do Derby. Destino será escolhido na hora

Toda última sexta-feira do mês, quem trafega pelo Recife à noite já pode ter esbarrado com um grupo de ciclistas “atrapalhando o trânsito”. Sim, porque quem está dentro do seu carro com ar-condicionado dificilmente vai querer ceder seu lugar na faixa de rolamento para dar passagem a um veículo não motorizado. O que talvez esses motoristas não saibam é que essas bicicletas estão nas ruas justamente para mudar esse tipo de postura. É a isso que se propõe a Massa Crítica, um manifesto mundial para divulgar a bike como meio de transporte que pode e deve ocupar um espaço digno nas vias urbanas. Na capital pernambucana, a edição do Massa Crítica completa quatro anos hoje.

Não estamos atrapalhando o trânsito. Somos o trânsito. O lema mundial da bicicletada é levado ao pé da letra pelos cerca de 250 participantes que comparecem à Praça do Derby, ponto de encontro dos manifestantes. São jovens, crianças e idosos, ciclistas, skatistas ou patinadores de carteirinha e iniciantes, que se reúnem para compartilhar lições de mobilidade sustentável. Hoje, às 18h, o grupo promove bicicletada em comemoração aos quatro anos do manifesto no Recife.

Os participantes decidem na hora para onde vão. Integrante do movimento, o fotógrafo Anderson Freire, 26 anos, explicou que o Massa Crítica tem como objetivo divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criando condições favoráveis para o uso da bike e humanizando o trânsito. “É um movimento cicloativista que luta pelo direito do ciclista na sociedade e por um maior respeito aos que usam esse veículo”, disse. O grupo também chama a atenção para a falta de infraestrutura da cidade para os que usam bicicleta como meio de transporte. Atualmente, o Recife tem 29km de rotas para o deslocamento de bicicletas, entre elas a ciclovia da Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade, e as ciclofaixas das estradas do Arraial e Encanamento, Zona Norte.