Caçambas no meio do caminho Em diferentes bairros do Recife, depósitos chamados de papa-metralhas bloqueiam calçadas e prejudicam os pedestres

Publicação: 24/05/2014 03:00

No Parnamirim, depósito toma quase todo o passeio (GUILHERME VERISSIMO/ESP.DP/D.A PRESS)
No Parnamirim, depósito toma quase todo o passeio
A regulamentação do uso e do espaço ocupado pelas caçambas estacionárias - mais conhecidas como papa-metralhas - existe há 28 anos no Recife, mas o uso errado faz dos depósitos um empecilho à mobilidade. Segundo a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), hoje existem cerca de 1,9 mil caçambas na cidade. Em várias ruas do Recife é possível observar o desrespeito.

O Diario constatou denúncia do técnico em segurança do trabalho, Tiago Sampaio, 27 anos, sobre um papa-metralha na Rua Joaquim Felipe, Boa Vista, há pelo menos seis meses. Ele impede a passagem de pedestres na calçada. O equipamento é de responsabilidade da Faculdade IBGM. “A caçamba fica na curva. Os carros saem da Av. Fernandes Vieira e entram em alta velocidade na Rua Joaquim Felipe. Quase já fui atropelado, porque temos que andar na rua”, denuncia Tiago. A IBGM disse que neste fim de semana vai providenciar a retirada.

Quem precisa passar a pé pela calçada do condomínio Estação Jaqueira, na alça que liga a Rua João Tude de Melo à Leonardo Bezerra Cavalcante, no Parnamirim, também sente dificuldade. A caçamba está no meio do passeio, numa curva, e o pedestre precisa se esquivar. Se for um cadeirante ou idoso, o jeito será se arriscar entre os carros. Na Rua Samuel Farias, Casa Forte, o papa-metralha está cheio que o restante dos entulhos foi despejado na calçada.

A Emlurb informou que enviará equipe para identificaros responsáveis. “Caso os infratores persistam, terão as caçambas recolhidas”, alertou, em nota, a assessoria da empresa. O cidadão também pode denunciar através do número 156.