Não foi história de pescador Albacora de 117kg foi fisgada por dois pescadores perto da superfície em Fernando de Noronha. O peixe, que geralmente vive em águas profundas, pode ter sido levado por corrente marítima

Publicação: 02/07/2014 03:00

Anderson e Walmir capturaram o peixão em área conhecida como Pontal do Norte (CILENE GOMES/ WHATSAPP)
Anderson e Walmir capturaram o peixão em área conhecida como Pontal do Norte
É recorde e não é história de pescador. Uma albacora azul de 117 kg foi fisgada em Fernando de Noronha. Trata-se do maior peixe da espécie já capturado no arquipélago de que se tem registro. A façanha pertence a Anderson Felix da Silva, 28 anos, e Walmir Ramos da Silva Filho, 31. Eles pescavam a bordo do barco Suka, da Pousada do Zé Maria, quando fisgaram o peixão. “Este animal está bem acima da média de peso dos que são capturados na ilha, que costumam chegar a, no máximo, 80kg”, afirmou o engenheiro de pesca Leonardo Veras.

Os pescadores contam que embarcaram às 5h30 da manhã do sábado e navegaram até o Pontal do Norte, onde já costumavam jogar as redes. Depois de três horas, quando começaram a puxá-las, perceberam que estavam mais pesadas do que o normal. “A gente pensava que era um tubarão por causa do tamanho”, disse Anderson, pescador há 22 anos. “Costumamos pescar cavala e dourado, que são peixes bem menores.”

A albacora é uma espécie de atum comum no mar que circunda o conjunto de ilhas a 543 km do Recife. Peixes deste tipo, caracterizados pela carne gorda e macia, podem chegar a pesar até 300 kg, mas geralmente vivem em águas mais profundas. Segundo Veras, a presença deles na costa pode ter ocorrido devido a uma mudança de corrente marítima chamada refulgente, que é temporária e leva águas mais profundas para áreas mais próximas do litoral.

O pescador Walmir conta que depois que o animal foi colocado no barco, confirmou-se que não era um tubarão. “Quando terminamos de tirá-lo da água, eu estava muito cansado e com as pernas tremendo”, afirmou. Depois da pescaria, eles ancoraram no Porto de Santo Antônio e levaram o atum para ser pesado na Associação de Pescadores. O peixe foi levado para o restaurante da Pousada do Zé Maria, onde foi cortado para ser servido aos clientes.

“A pesca de atuns desse tipo requer muita habilidade do pescador”, acrescenta o engenheiro Veras. “Como ele é forte e pesado, tem muitas chances de fugir ou quebrar o equipamento. O pescador precisa cansar o animal”, completa.

Saiba mais

A albacora, uma das oito espécies de atum conhecidas, é um peixe de águas profundas, que pode chegar a até 300kg

É geralmente usado em pratos como filé de peixe, caldos, sushi e sashimi

117 kg
foi o peso do peixe após retiradas partes como cabeça, espinha e vísceras. Antes de ser limpo, o peixe pesava mais de 120kg

R$ 25
é o preço médio do quilo da albacora-azul no mercado

R$ 2.925
é o valor total do peixe pescado em Noronha