O excesso nosso de cada dia Até o dia 1º de fevereiro, o Diario publica um diagnóstico dos hábitos dos pernambucanos com base em dados inéditos do Ministério da Saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revela como a população leva vida pouco regrada, ainda que acredite ter práticas boas ou muito boas. Hoje, confira os hábitos alimentares de homens e mulheres do estado. Amanhã, entenda os perigos dos %u201Csubstitutos de refeições%u201D: fast food e refrigerantes.

Publicação: 25/01/2015 03:00

 (CECILIA DE SA PEREIRA/DP/D.A PRESS)

O pernambucano consome menos feijão, leite, frutas e hortaliças que a média nacional. Esses alimentos são básicos para garantir uma dieta rica em nutrientes e afastar o risco de males crônicos não transmissíveis - a exemplo de hipertensão, diabetes ou doenças cardíacas -, causas de sete entre cada dez mortes no Brasil. A informação é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), estudo inédito do Ministério da Saúde publicado em dezembro do ano passado. Mais problemática que os hábitos alimentares da população, apenas a falsa sensação de “muito boa saúde”, certeza mantida por mais da metade dos pesquisados.

Homens e mulheres têm preferências diferentes na hora de comer, o que também revela um pouco como cada um cuida da própria saúde. Do lado feminino, o consumo de hortaliças e frutas é 50% maior, enquanto o público masculino do estado é o quarto que menos ingere esse tipo de alimento no país. Outro exemplo dessa distância de realidades é que “eles” admitem ingerir carnes e frangos com excesso de gordura. “Homens são mais indisciplinados, mais resistentes às mudanças e mais impacientes pelos resultados”, explica a professora do núcleo de biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco Edileide Freitas Pires.

Considerado um queridinho das mesas brasileiras, o feijão perdeu espaço e o motivo passa longe de ser o “acesso” ao alimento. No estado, menos da metade das pessoas com ensino superior é adepta do consumo regular do grão, o que, para muitos, se deve a um estilo de vida imediatista cada vez mais comum. “Feijão exige muito tempo de preparo e as pessoas preferem alimentos que ficam prontos rapidamente. Só que ele é rico em fibras, ferro e carboidratos importantes para a regulação do intestino. É uma perda que será sentida no futuro”, completa Edileide.

A pressa na hora de montar um prato pode colocar em xeque a própria função da alimentação. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é a ingestão média de duas mil calorias por dia e essa margem deve contemplar proteínas, carboidratos, vitaminas e outros nutrientes. “Uma dieta ideal deve ter, no máximo, 25% a 35% de gorduras”, alerta Maria Fernanda Della Santa,
endocrinologista do Real Hospital Português. “Alimentos têm mais funções que saciar e fornecer energia. Eles possuem características anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ser utilizados para prevenção de doenças, como aliados da qualidade de vida e longevidade. Aplicados da maneira adequada, são nosso mais eficaz medicamento”, completa a nutricionista Laiz Cabral.

Desafio é maior  na vida a dois

Os números da PNS que descrevem Pernambuco parecem tomar forma na geladeira dos servidores públicos Morgana Marques, 31, e Igor Oliveira, 50. O casal do bairro da Várzea, no Recife, trava a batalha diária da busca pelo prazer e qualidade de vida de formas distintas, do prato ao supermercado, como ela conta a seguir.

“Há dois anos engravidei e mudei hábitos. Cortei refrigerante, biscoito recheado, pão e leite integral. Quis uma ‘base nutricional’ diferente para meu filho para ver as consequências na vida dele. Ainda hoje não é fácil. Depois desse tempo todo ainda não consegui convencer Igor. Se eu for para o supermercado, são frutas, verduras orgânicas e pães integrais no carrinho. Se for Igor? Carne vermelha, salsicha e bolacha. Antes mesmo da gravidez, minhas taxas no sangue estavam alteradas e procurei uma nutricionista, mas foi por meu filho que decidi pela reeducação. Durante a semana, ainda dá para controlar meu marido, porque sou eu que faço o almoço e preparo mais peixe e frango. Ainda assim, o dia inteiro, ele come besteiras. Fica assim: cada um puxando pro seu lado”