Diario urbano

por jaílson da paz
jailsonpaz.pe@dabr.com.br

Publicação: 01/03/2015 03:00

Solidariedade na rua

Em uma capital de trânsito complicado, os acidentes envolvendo motoqueiros e caronas habitualmente ressaltam um aspecto não incluído nas estatísticas da violência. Difícil um desses episódios sem que exista no entorno uma rede de solidariedade. São atitudes capazes de quebrar o mau humor de motoristas que enfrentam na rotina engarrafamentos estressantes e quase sempre praticadas por desconhecidos da vítima. Isso reanimou, na última sexta-feira, condutores que trafegavam pela Avenida Mário Melo. Ao lado de um carro e uma moto amassados, a vítima, Ione Gomes, 18 anos, estava protegida por sombrinhas e guarda-chuvas e pedaços de papelão. Gente nunca vista pela garota havia improvisado uma coberta e um tapete para amenizar os efeitos dos raios do sol e do calor, próximo aos 30°C, e da temperatura do asfalto em Ione. A cena permaneceu congelada por mais de uma hora, tempo entre o acidente e a chegada da ambulância do Corpo de Bombeiros. Desfez-se próximo ao meio-dia, quando Ione, imobilizada e chorando, perguntava se alguém havia pego a sobrinha, Beatriz, no colégio, localizado a poucos metros do acidente. Essa foi a razão que levou a vítima a sair de casa, na carona de uma moto, e a encontrar, quando ferida, quem se dispusesse a “perder minutos” para socorrê-la e que, a caminho do trabalho e da igreja, abrisse mão de um objeto pessoal para proteger a vítima: um guarda-chuva. Após Ione seguir na ambulância, o seu padrasto, Djair Nascimento, 30, perguntava a quem pertencia o guarda-chuva. Ninguém sabia, levando Djair a enrolar o objeto carinhosamente. E prever: “Ele deve ser usado para socorrer outras pessoas”. É possível! Acidentes de moto são epidemia no estado, mas felizmente a cidade preserva sua humanidade.

Destino desconhecido


Permanece um mistério o destino do busto do Almirante Soares Dutra. A peça, antes no Segundo Jardim de Boa Viagem, desapareceu há semanas. A resposta da prefeitura aos interessados é de que foi roubada. Ficou apenas o pedestal. Pelo visto, desapareceu sem as câmeras da orla nada registrarem.

Sempre de pé

A Pracinha de Boa Viagem merede o adjetivo “ocupada”. Barracas de lanches próximas à Avenida Conselheiro Aguiar estão sempre montadas, embora os donos apenas coloquem os produtos à venda nos finais de tarde e começos de noite. Afinal, praça é para comércio e para lazer.

Falta o decreto

Até o nome da unidade de conservação foi definido, o decreto criando o Refúgio da Vida Silvestre Tatu Bola, no entanto, é obra de ficção. Nunca foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. O refúgio ficará em uma área dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

Tecnologia da Índia

Jupi e Bom Conselho, no Agreste, são os únicos municípios pernambucanos incluídos no projeto da Diaconia, que pretende construir 335 biodigestores em seis estados. Treze biodigestores - tecnologia que produz gás de cozinha a partir de material orgânico - foram feitos nos dois municípios, que devem receber 120.

Na expectativa

Com o aumento dos casos de dengue no estado, a expectativa é com a estatística de fevereiro. Autoridades na área temem que, frente a medidas acanhadas de parte dos municípios, o número aumente. Das dez maiores incidêncis, três eram da Região Metropolitana: Recife, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.