Manifestação reúne mil táxis da RMR Motoristas pedem autorização da Prefeitura do Recife para deixar de volta em suas cidades os passageiros trazidos para a capital

LARISSA RODRIGUES
larissarodrigues.pe@dabr.com.br

Publicação: 20/03/2015 03:00

Fila de táxis deixou parada a Avenida Norte, em Santo Amaro, na manhã de ontem (JULIO JACOBINA/DP/D.A PRESS)
Fila de táxis deixou parada a Avenida Norte, em Santo Amaro, na manhã de ontem

Quem tentava se deslocar de Olinda para o Recife pela Avenida Pan Nordestina na manhã de ontem se deparava com um protesto que reuniu mil táxis de municípios da Região Metropolitana. Os motoristas pediam autorização para levar de volta às suas cidades passageiros trazidos à capital, e alegavam que a CTTU estaria usando de rigor excessivo na fiscalização. Participaram motoristas de cidades como Jaboatão, Olinda, Paulista, Ipojuca, Rio Formoso, São Lourenço e Igarassu.

Desde 10 de março, a CTTU intensificou a fiscalização para coibir o embarque de clientes do Recife em táxis de outros municípios. A medida atende reivindicação da categoria da capital.

Ontem, os taxistas se concentraram perto do Centro de Convenções. Um engarrafamento travou a Pan Nordestina por aproximadamente uma hora. Às 11h, seguiram em carreata à Assembleia Legislativa, onde foram recebidos por sete deputados. A categoria reivindica um encontro com representantes da Prefeitura do Recife. 

Por volta das 15h, a carreata seguiu para a frente da PCR, onde houve buzinaço. “Se não houver mobilização da prefeitura, vamos fazer novo protesto. Queremos ter o direito de trazer um cliente de outro município”, afirmou Márcio Rodrigues, presidente da Cooperativa de Táxis de Paulista.

Hércules Lima, representante do Sindicato dos Taxistas de Olinda, diz que há clientes antigos que saem de casa com taxistas conhecidos para resolver problemas no Recife e querem voltar com o mesmo motorista.

A CTTU afirmou que o desembarque de passageiros no Recife é permitido, assim como circular nas vias da cidade, quando o embarque for realizado no município de origem do carro.

A fiscalização é feita em parceria com a PM e com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), e visa verificar o cumprimento da lei municipal 17.782/2012. A norma proíbe taxistas de outros municípios de pegarem passageiros no Recife.

Saiba mais

20 táxis de outras cidades foram apreendidos pela CTTU no Recife desde que a operação foi intensificada, em março

Em 2014, a CTTU apreendeu 78 táxis de outras cidades

6.125 táxis são cadastrados na capital

R$ 2.524 é a multa da CTTU em casos de embarque de passageiros no Recife por taxistas de outras cidades

R$ 1.684 é a multa para taxistas que circularem no Recife com a caixa luminosa acesa

60 agentes de trânsito e transporte atuam na fiscalização de transporte irregular no Recife

Taxistas de Olinda, São Lourenço da Mata, Igarassu, Ipojuca, Paulista e Jaboatão, entre outras cidades, participaram do protesto