ANAMARIA NASCIMENTO
anamarianascimento.pe@dabr.com.br
Publicação: 19/07/2015 03:00
“Ele se achava na região dos asteroides 325, 326, 327, 328, 329, 330. Começou pois a visitá-los, para procurar uma ocupação e se instruir.” A frase do livro O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine Saint-Exupéry, chamou a atenção da professora da rede pública de Olinda Alcione Medeiros, 42 anos. Ela percebeu que podia trabalhar conceitos de matemática com os estudantes da Escola Municipal Pro Menor a partir da história do personagem que convida os leitores a olhar com atenção o planeta que habitam.
O projeto Numeralizando com o Pequeno Príncipe, iniciado em julho do ano passado, ensinou a turma de 24 alunos do 3º ano (antiga 2ª série) da escola a contar casas decimais por meio dos asteroides presentes na obra. Os capítulos em algarismos romanos foram o mote para trabalhar o sistema de numeração com os alunos.
“Eles não gostavam de matemática e aproveitei para despertar a curiosidade trabalhando com o livro. O contato com a história aprimorou o conhecimento dos estudantes na disciplina”, conta a professora.
Outras áreas do conhecimento também foram exploradas. “Busquei fazer a matemática uma investigação para os demais conteúdos, promovendo a confecção da caixa da matemática, com atividades de modelagem com formas geométricas e estimulando o diálogo”, explica Alcione.
O tema sustentabilidade foi trabalhado a partir do baobá - árvore nativa do continente africano - presente na obra. Fuso horário, estudo de mapas e migração foram outros assuntos abordados após a leitura do livro.
Já a expressão corporal dos alunos foi abordada numa peça teatral. O texto de Saint-Exupéry foi encenado pelas crianças, que sabem de cor trechos do livro. “Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”, repete o aluno Kauan Ricardo, 12 anos, que interpretou o personagem central.
“Kauan tem déficit de atenção, hiperatividade e deficiência mental. Depois do projeto, a aprendizagem dele melhorou bastante. A autoestima também aumentou consideravelmente”, revela a mãe do garoto, a dona de casa Suellen Andrade, 32.
saibamais
Lições ensinadas a partir da leitura do livro O pequeno príncipe:
Ciências
“Oh! Onde eu moro, disse o príncipezinho, não é interessante: é muito pequeno. Eu tenho três vulcões. Dois vulcões em atividade e um vulcão extinto. A gente nunca sabe...”
A atividade vulcânica e os tipos de vulcanismo podem ser trabalhados com os estudantes depois da leitura.
Matemática
“Ele se achava na região dos asteroides 325, 326, 327, 328, 329, 330. Começou pois a visitá-los,
para procurar uma ocupação e se instruir.”
Os números dos asteróides presentes na obra podem ser o mote para trabalhar casas decimais, contagem.
Responsabilidade
“– É uma questão de disciplina (…)”
O Pequeno Príncipe tinha tarefas a cumprir em seu planeta, como remexer os vulcões e ter atenção com os baobás. A partir do texto, é possível ensinar que é preciso cuidar do local onde se mora, da escola, da casa, do quarto.
Português
“Se Vossa Majestade deseja ser prontamente obedecido, poderá dar-me uma ordem razoável.”
Pronomes de tratamento podem ser trabalhados a partir da leitura do livro. Ainda é possível tratar a
interpretação de texto.
Geografia
“– Mas tu vens de longe. Tu és explorador! Tu me vais descrever o teu planeta!”
Sustentabilidade, estudo das características dos planetas e de mapas são assuntos que podem ser abordados com os estudantes