Publicação: 12/07/2016 09:00
![]() | |
Seleção deste ano será no mês de novembro |
Segundo a diretora do Colégio de Aplicação, Lavínia Ximenes, a mudança atende a uma antiga demanda da comunidade acadêmica. “Esse processo vem sendo construído há alguns anos. Desde 2008, discutimos a forma de acesso e temos debatido o ingresso por sorteio, mas essa ideia foi suspensa até que tenhamos turmas do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano). Essa é uma meta de médio a longo prazo”, explicou.
Com o novo sistema de cotas, 30 das 60 vagas oferecidas na seleção deste ano serão destinadas exclusivamente a alunos da rede pública. Caso não haja procura ou aprovação suficiente para preenchimento das 30 vagas, elas serão transferidas automaticamente para a seleção de livre concorrência. Os demais critérios para ingresso na instituição serão mantidos, ou seja, continuarão a ser aplicadas as provas de matemática, língua portuguesa e produção textual.
Poderão se candidatar às vagas reservadas os alunos que estiverem cursando o 5º ano do ensino fundamental 1 (antiga 4ª série). O candidato deve ter idade máxima de 12 anos completos até 31 de dezembro do ano letivo em que cursa a série exigida. “Nosso sistema de vagas não será igual ao da universidade, pois não teremos cota racial ou de renda (a UFPE reserva vagas para negros, pardos, indígenas e estudantes de baixa renda)”, disse Lavínia. Sobre as novas regras no processo seletivo do colégio, o Ministério da Educação (MEC) informou que “não tem qualquer projeto para estender o sistema de cotas para o ensino básico”.
O período de inscrição para a seleção 2017 será de 15 de agosto a 15 de setembro deste ano. A inscrição deverá ser feita no site da instituição (www.ufpe.br/cap), com emissão de boleto para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). A taxa de inscrição deverá ser paga em agências do Banco do Brasil. O edital da seleção será divulgado no próximo mês. As provas serão no dia 13 de novembro, das 9h às 12h30.
Perfil
- 420 estudantes
- 58 professores
- 14 doutores (24%)
- 22 mestres (38%)
- 12 especialistas (21%)
- 8 graduados (14%)
- 2 substitutos (3%)