Descanso é essencial antes da maratona

Publicação: 21/10/2017 03:00

As vésperas do Enem devem ser de descanso. Com o desgaste um pouco mais evidente, o momento é para desacelerar. A última programação com os estudantes do terceiro ano no Colégio Damas será um aulão no próximo dia 28. Após essa data, a atenção ficará voltada para a preparação emocional dos alunos. No dia 3 de novembro, uma professora de ioga ensinará técnicas de respiração para controlar o nervosismo e as dicas são de como se manter disposto e confiante.

“Temos uma preocupação com o emocional dos vestibulandos para que eles estejam fortalecidos e possam dominar a insegurança e o medo. Como somos uma escola religiosa, também oferecemos apoio com os momentos de 'oração do envio' e 'bênção das camisas'. É uma oportunidade para relaxar e quebrar a dureza do dia a dia, dos horários rígidos. Passamos mensagens positivas com música ambiente e montamos todo um cenário para o relaxamento”, conta a coordenadora pedagógica do Colégio Damas, Ana Paula Saraiva.

A estudante Laís Coutinho, 16, pretende cursar psicologia e estabeleceu metas para não deixar passar nenhum assunto importante e reservar momentos de descanso. “Quando faltava um mês, eu comecei a organizar minha revisão dando atenção maior às minhas específicas. Tento administrar meu tempo dormindo pelo menos oito horas por dia e me alimentando bem. Não tenho saído muito, porque prefiro aproveitar para relaxar”, afirma Laís.

Outra preocupação da fera é conseguir responder todas as questões nas cinco horas e meia de prova do primeiro dia e nas quatro horas e meia na semana seguinte. “Nós fizemos simulados quase todos os sábados, mas bate um medo de não dar conta do tempo”, pondera Laís.