Fera, não perca o foco na reta final A duas semanas da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio professores dão dicas para os estudantes não saírem do ritmo de estudo

Publicação: 21/10/2017 03:00

Após um ano de preparação intensa, os mais de seis milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão a duas semanas do primeiro dia de provas. Este ano o exame acontece nos dias 5 e 12 de novembro e será divido por áreas de conhecimento, tendo no primeiro dia os cadernos de linguagens, ciências humanas e redação. Já no segundo domingo será o dia de ciências da natureza e matemática. Com a proximidade das datas, os estudantes devem ficar atentos para não aderirem a uma rotina exaustiva e comprometerem o desempenho na prova.

A dica unânime entre os professores é não abandonar os planos estabelecidos durante o ano letivo. Deixar os livros de lado ou mudar muito o cronograma que estava sendo seguido não é indicado.  Nessa reta final, é importante estar seguro deixando a ansiedade de lado com planejamento diário e comprometimento já estabelecidos. Esse também pode ser o momento de esclarecer as últimas dúvidas. Fazer revisões e responder às edições anteriores do Enem estão entre as estratégias recomendadas.

Fera de medicina, a aluna do Colégio Damas, Maria Eduarda Abrantes, 17 anos, aproveita os últimos dias para fazer resumos das matérias que têm maior peso no curso escolhido. “Aproveito o material que os professores passam para fazer em casa e tirar todas as minhas dúvidas. À medida em que fica mais próximo, se torna difícil manter o foco até mesmo pelo cansaço e volume de aulas e cursos”, diz a estudante.

Maria Eduarda manteve o mesmo método montado desde o início do ano letivo, assistindo aula pela manhã e estudando cinco horas diárias em casa. O que mudou no dia a dia da estudante foram os resumos, que facilitam no momento de esclarecer as dúvidas com os professores. “A maneira mais fácil de estar em contato com o que já aprendemos é revisando, porque vão surgindo novos questionamentos e aproveitamos para consultar os professores”, conta.

Eduardo Sotero é professor de história geral do Colégio Damas, ele aponta que estudar os assuntos de maior afinidade ou que vão exigir mais do aluno durante as provas pode aumentar a confiança. “Pegar um programa extenso de um ano letivo todo vai provocar estresse. O trabalho que foi feito até aqui é o mais importante e os candidatos devem saber que ao se depararem com o que já foi passado, eles vão saber responder. A essa altura é melhor focar naquilo que mantém a confiança”, alerta o professor.

As duas semanas que antecedem o vestibular podem ficar ainda mais produtivas se os alunos revisarem os assuntos que são considerados fundamentais de cada disciplina. Exercitar parece a melhor estratégia, já que mantém o contato com o que já foi passado em sala de aula e ainda treina o formato que será exigido no Enem. “A diferença é que se torna mais produtivo balizar aqueles conteúdos que chamamos de estruturadores ou específicos. Ou seja, separando o que faz parte da base de cada disciplina. A maioria desses temas se articulam com outros e isso facilita na hora de responder uma prova tão contextualizada quanto o Enem”, comenta Vieira Filho que ensina química no Colégio Damas.

Em química, por exemplo, alguns desses conceitos fundamentais que estão presentes desde 2013 no Enem são ligações químicas intermoleculares associadas às propriedades dos compostos, estequiometria, isomeria, reações orgânicas e radioatividade. Nesse caso, cabe entender como eles podem aparecer nos enunciados, de que forma podem ser aplicados no cotidiano e ficar atento ao que faltou revisar sobre cada um deles. E boa prova.

Fique atento

Como estudar nas últimas semanas

  • Manter o cronograma respeitando os horários de estudo
  • Fazer resumos dos assuntos principais
  • Estudar os temas mais frequentes no Enem
  • Esclarecer tópicos que provoquem dúvida
  • Fazer exercícios
  • Focar nas disciplinas específicas
  • Treinar a estratégia traçada para resolução de questão se atentando ao tempo
O que muda na rotina
  • Não ter uma rotina exausitiva de estudo para não prejudicar o desempenho na prova
  • Reservar horários de descanso e convivência com a família
  • Fazer atividades que motivem e promovam confiança
  • Separar tempo para o sono, descanso e todas as refeições
  • Manter atividades física ou social durante a semana
  • Um dia antes descansar fazendo programações leves
Como será cada dia do Enem
  • O exame será constituído de 1 redação em língua portuguesa e de 4 provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha
  • 05/11 - primeiro domingo (duração de 5 horas e 30 minutos) - língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação, história, geografia, filosofia e sociologia
  • 12/11 - Segundo Domingo (duração de 4 horas e 30 minutos) - química, física, biologia e matemática