Galo e Olinda têm camarotes da acessibilidade

Publicação: 03/02/2018 03:00

Pessoas com deficiência e idosos terão lugar garantido para acompanhar as festividades de Momo no Galo da Madrugada e no carnaval de Olinda. Pelo oitavo ano, a Prefeitura do Recife oferecerá o Camarote da Acessibilidade no Galo. O espaço de inclusão será montado na Avenida Sul e terá capacidade para 400 pessoas com deficiência, idosos, acompanhantes e convidados. Do total de vagas oferecidas pela prefeitura, 120 serão destinadas a pessoas com deficiências de outros municípios que não sejam o Recife. Já o Camarote da Acessibilidade do carnaval de Olinda disponibilizará 100 vagas por dia, do sábado de Zé Pereira até a terça-feira de carnaval.

De acordo com o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando da Silva, as inscrições para preencher as vagas do Camarote da Acessibilidade se iniciaram no dia 29 de janeiro e todas já foram ocupadas. As pessoas que forem acompanhar a passagem do bloco poderão pegar uma van na Praça do Derby, a partir das 7h.

“Nosso camarote fica bem perto do camarote oficial do Galo da Madrugada e contará com apresentação de orquestra de frevo e intérprete de libras. Além disso, haverá banheiros químicos adaptados, duas salas de apoio e serão servidos lanches para quem estiver no espaço”, destacou Paulo Fernando. Todas as pessoas com deficiência que foram ao camarote têm direito a levar um acompanhante.

O administrador de empresas Carlos Wilson Valois, 42 anos, participou do camarote do Recife no ano passado acompanhado da esposa, Maricéu Valois, 32, e já fez sua inscrição para este ano. “Adorei o serviço e o espaço do camarote. Ano passado fui pela primeira vez no camarote e este ano vamos aproveitar o Galo da Madrugada lá novamente. O serviço de van que nos leva até o local também é excelente”, ressaltou Carlos. As pessoas com deficiência ou idosos com baixa mobilidade que quiserem brincar em Olinda também poderão aproveitar o Camarote da Acessibilidade. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7.

Segundo o coordenador da Pessoa com Deficiência de Olinda, Gilson Diniz, a estrutura vai funcionar das 9h às 16h, do dia 10 ao dia 13, na Avenida Liberdade, na Praça do Carmo. “Os blocos de carnaval passarão em frente ao camarote e terá uma orquestra fazendo apresentações no local. Iremos disponibilizar também sala para cuidados pessoais, banheiros e será servido lanche. Duas vans estarão no Varadouro, a partir das 8h, para conduzir as pessoas até o camarote”, revelou Gilson. Interessados em participar do camarote podem ter mais informações pelo telefone 3429-6777 ou pelo e-mail: c.deficientes.desocial@olinda.pe.gov.br.