Valorizar a mulher e a cultura ancestral

Publicação: 22/02/2022 03:00

Luíza Cavalcante destacou o conceito de meio ambiente junto às pessoas, os animais, as árvores, a água, a terra e o ar. E neste conjunto, segundo a entidade, o homem é um elemento especial, porque “faz e sofre transformação”. “Vem do cuidado de como eu vou fazer com a fumaça, por exemplo, se vai invadir minha casa, a casa dos outros… Outro cuidado: aproveitando a lenha de podas, não preciso cortar árvores, eu pego o que a prefeitura corta na área urbana”, exemplificou.

Também são realizadas atividades para reconhecimento da história e da tradição de seus antepassados, com debates que incentivam o empoderamento da mulher negra na sociedade. “Mostramos como é importante que mulheres negras, mulheres jovens possam concluir sua formação acadêmica e assumir também esse lugar do conhecimento, se fortalecer no processo educativo e devolver isso para a sua comunidade.”

Na busca pela valorização das raízes culturais e artísticas, as músicas, danças e brincadeiras estão presentes nas iniciativas da entidade. “Para as pessoas resgatarem as memórias das sessões de artes, a brincadeira de roda, o Maracatu e os cantos antigos.”