TURISMO » Boa Viagem terá área gastronômica na Orla

Publicação: 01/04/2023 03:00

Em entrevista concedida, na noite de quinta-feira (30), a um podcast local, o prefeito do Recife, João Campos, afirmou que a Orla da Praia de Boa Viagem passará por uma nova requalificação, que incluirá uma arena gastronômica, nos moldes de outras capitais turísticas do Nordeste. O projeto tem previsão para começar após a reforma dos banheiros públicos nas praias da Zona Sul, previstos para o mês que vem. E podem ser feitas juntamente com a requalificação do calçadão de Boa Viagem e do fim das reformas nos quiosques da praia.

“Você viaja para outras cidades, como Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió, por exemplo, e encontra vários estabelecimentos comerciais na Orla. Aqui (no Recife) é só prédio de moradia. Há 50 anos que é assim. O que a vamos fazer: reocupar nossa orla. Os quiosques serão todos refeitos, os banheiros também. Vamos refazer o calçadão e colocar sete espaços, espécies de esplanadas, áreas onde a gente vai ter atividades diferentes”, revelou João Campos. São nessas “esplanadas” restaurantes e bares, que é o modelo nas cidades exemplificadas. Até agora, não se sabe se haverá resistência. Não é a primeira vez que a ideia vem à tona, e sempre sofre resistência dos moradores da Orla de Boa Viagem.

Procurada pela reportagem, a prefeitura não confirma data para um edital à ideia, além dos já anunciados reparos em quiosques, calçadão e banheiros. O prefeito informou, na entrevista, que, a ideia do projeto é ofertar variedades não só para recifenses, mas também para os turistas que visitam a cidade. “Vai ter uma área específica para atividade esportiva; uma para atividades envolvendo culinária, com restaurantes e lanchonetes; uma para atividades noturnas (com atrações); uma para o projeto “Praia sem barreiras”, de acessibilidade”, explicou.

“Com isso vamos conseguir ter uma ativação que é um pouco que acontece nas outras cidades, o turista chega a outro lugar e ele pode comer um peixe frito em algum canto da orla, por ter um restaurante. Tomar uma caipirinha ou uma cerveja. Hoje, nas nossas operações de quiosques, não se pode vender comida. Então, não temos esse espaço, atualmente”, completou o gestor.

Com a criação desses sete novos espaços, haverá maior movimentação ao longo de todo o dia, não apenas no período da manhã, comentou.