TEMPORAL » Alerta de fortes chuvas continua hoje

Publicação: 28/02/2024 03:00

As chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata causaram transtornos aos moradores destas regiões, ontem. Por contas das fortes pancadas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) elevou o nível do alerta para estas localidades. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem seguir até a manhã de hoje. O alerta é de nível amarelo e aponta possibilidade de chuvas de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia.

De acordo com a Apac, 185,50 milímetros (mm) de chuva caíram nas últimas 24h em Itamaracá, na Região Metropolitana, município mais atingido pelo temporal. A lista das cidades que afetadas segue com Itapissuma (164,46 mm), Amaraji (113,50 mm), Na Zona da Mata, e Igarassu (98,54 mm), no Grande Recife.

“O evento mostra persistência até o período da manhã de hoje. Por isso, o nível do aviso foi elevado e expandido até a Mata Sul”, explicou a Apac.

O Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul da Capital, foi interditado, ontem, por conta de alagamento.Várias ruas e avenidas em cidades da Região Metropolitana do Recife registraram muita água e dificuldade para os condutores.

SISTEMA TAPACURÁ

Por causa das chuvas, a Compesa suspendeu a manutenção do Sistema Tapacurá. Os serviços, previstos agora para 13 de março, vão afetar o abastecimento em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e em todo o município de Camaragibe onde moram 1 milhão de pessoas. A decisão considerou o aviso meteorológico de continuidade das chuvas.

Por meio  de nota, a Compesa informou que a “realização do serviço foi inviabilizada devido ao alto grau de complexidade para a execução das intervenções no local, o bairro do Curado IV, e a necessidade do uso de equipamentos pesados, como guindaste e retroescavadeira, além da dificuldade do acesso em função do terreno íngreme, sem estabilidade e encharcado pela chuva”. Entre os serviços está a reparação de um vazamento em um segmento da adutora.