CARNAVAL 2024 » Recife é oficialmente a capital do frevo Pela primeira vez o carnaval na capital teve abertura na quinta-feira. Festa começou com batuqueiros e Gilberto Gil na programação

Adelmo Lucena

Publicação: 09/02/2024 03:00

O frevo no pé, fantasias, confetes e shows no Marco Zero marcam o fim de espera e abrem oficialmente o carnaval de 2024 do Recife. Neste ano, o evento mais esperado da capital pernambucana possui um dia a mais. Começou ontem, com uma programação eclética: Gilberto Gil, Raphaela Santos e André Rio.

A abertura do carnaval no principal polo da cidade foi feita por uma apresentação de Clarinada às 15h, em seguida os foliões assistiram às apresentações dos Afoxés e de Tumaraca, celebrando os 80 anos de Naná Vasconcelos com as Nações de Maracatu de Baque Virado e participação de Olodum. Pela noite, a programação reunia DJ Pepe Jordão, Orquestra Popular do Recife, André Rio, Recife Cidade do Mangue, Gilberto Gil e Raphaela Santos, no encerramento da festa.

O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente durante a abertura do carnaval deste ano e chamou a atenção para o investimento realizado na segurança do período carnavalesco.

“A segurança é um ponto muito importante. A prefeitura tem mais de 150 câmeras de vídeo monitoramento, dessas aproximadamente 50 são câmeras específicas para o carnaval. Disponibilizamos o acesso para a Polícia Militar e Polícia Civil tendo em vista a dificuldade das câmeras estaduais. A polícia está colaborando e trabalhando conjuntamente, a gente espera que todo o efetivo seja lançado e que as pessoas também brinquem em paz. Carnaval é tempo de paz, de alegria, de harmonia e a gente pede isso também aos foliões”, afirmou.

Os foliões aprovaram a expansão do maior carnaval do estado e mostraram-se satisfeitos com a estrutura da festa, como é o caso da industriária baiana Vilma de Castro, de 62 anos.

“O carnaval está sendo maravilhoso e as atrações são muito boas. Eu vim especialmente para ver o Olodum, mas todas as outras atrações são ótimas, excelentes. Não tem como vir para o Recife e não aproveitar o carnaval. Eu acho isso especial porque Recife não deixa a cultura morrer. Este é o diferencial do carnaval do Recife”, disse.