CARNAVAL 2024 » Reginaldo Rossi batiza alegorias do Galo Desfile da agremiação também vai contar com duetos, com destaque para Elba Ramalho e Michel Teló e Geraldinho Lins e Marcelo Falcão

Aimé Kyrillos

Publicação: 07/02/2024 03:00

O Galo da Madrugada apresentou, ontem, as atrações para o desfile do Sábado de Zé Pereira. Em entrevista coletiva realizada na sede da agremiação, no bairro de São José, no Centro do Recife, a direção informou os artistas que farão os duetos no desfile.

Uma das duplas de cantores em destaque será Elba Ramalho e Michel Teló. Outra parceria terá Geraldinho Lins e Marcelo Falcão, ex-vocalista do Rappa. Victor Camarote fará dueto com Gustavo Travassos. Almério vai tocar com Vanessa da Mata e acompanhados pelo Maestro Spok. Outro dueto terá Romero ferro e Gaby Amarantos.

Com o tema "Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo", o 45º desfile do clube de máscaras terá seis alegorias, 30 trios elétricos e dezenas de artistas que irão compor o espetáculo de rua vão incorporar ao universo do frevo a obra de Rossi, que morreu em 2013. Cada trio, por exemplo, virá "batizado" com o nome de uma música de sucesso do precursor da música brega. A homenagem inclui, ainda, um boneco gigante do cantor, confeccionado pelo artista plástico Sílvio Botelho. Também não vai faltar, claro, clássicos de Rossi em ritmos carnavalescos.

Das seis alegorias que abrem o desfile, três delas estão ligadas, diretamente, às músicas do artista. "Primeiro, temos o carro "Garçom, aqui nessa mesa de bar", onde foi criado um cenário de bar/cabaré, com pessoas sentadas no banco, bebendo e curtindo suas "cornuras", já que Reginaldo foi o cara que amenizou o chifre", brinca Sandro Nóbrega, artista plástico que assina, pelo segundo ano, a confecção dos carros.

SUSTENTABILIDADE
O Galo da Madrugada também vai compensar cem por cento do carbono emitido em todas as atividades que englobam o espetáculo do Sábado de Zé Pereira. Além de manter a parceria com cooperativas de catadores do Recife e Região Metropolitana, que gera renda para dezenas de famílias e também facilita na reciclagem de resíduos sólidos.

"Em parceria com a empresa Ambipar, temos uma estimativa prévia de tudo o que é gerado de gases. Tudo é contabilizado pra gente poder fazer a compensação", explica Guilherme Menezes, diretor de marketing da agremiação, que prometecem por cento de neutralização de CO2.

Vinícius Hernandes, gerente de Negócios da Ambipar, dá um maior detalhamento de como será feito o processo. "Cada trio elétrico é abastecido com 300 litros de diesel e tem aí o gerador dentro dele. e existem aí as emissões de carbono por parte de energia, por parte dos catadores, por parte de geladeiras que são usadas, ar-condicionado durante todo esse percurso. E cada item desse tem uma emissão particular. E essas emissões vão ser rigorosamente medidas para que ao final a gente some tudo e passe aí a compensação da respectiva emissão de cada equipamento", detalhou. Feito o cálculo, tudo será compensado com créditos de carbono de energia renovável, continua Hernandes.

SUBINDO
O Galo  Gigante da Paz se prepara para ficar de pé. Para a alegria dos foliões, a solenidade acontecerá hoje, às 19h, na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife.

Mas os festejos para saudar sua majestade começam um pouco mais cedo, às 17h45 com muito frevo, caboclinho, passo no pé e a Balsa Frevo D'Água. Sobre as águas do Capibaribe, o Maestro Forró estreia a Balsa Frevo D'Água, acompoanhado por passistas sobre as águas do Rio Capibaribe.