A história do ontem para o hoje

Publicação: 16/03/2024 03:00

Significativas transformações urbanísticas e de mobilidade na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, tiveram início há mais de cinco décadas. Foi na Dantas Barreto que aconteceu uma das mais significativas alterações urbanas do Centro do Recife, ocorrida entre os anos de 1971 e 1973, com a construção do trecho da avenida com o Pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Praça Sérgio Loreto, em uma área de quase quatro quilômetros quadrados.

À época, a ideia era propiciar uma solução para o movimentado fluxo de veículos na área central da cidade e viabilizar uma ligação direta com bairros da Zona Sul do Recife. Para a construção da Avenida Dantas Barreto, em 1971, foram demolidos vários edifícios no bairro de Santo Antônio, alguns deles históricos.

No bairro de São José as intervenções atingiram a demolição de seis quadras, centenas de imóveis, várias ruas, o Pátio do Carmo e a Igreja do Bom Jesus dos Martírios.

À época, o prefeito do Recife, Augusto Lucena (1971-1975), que havia iniciado a sua segunda gestão com a meta de de executar uma modernização dos aspectos urbanos no Centro da cidade, possibilitando o desenvolvimento do Recife como um todo.