Novo documento já tem cronograma de emissão Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitido em Pernambuco para cidadãos com mais de 60 anos. Próxima faixa etária são crianças de até 11 anos

Publicação: 02/04/2024 03:00

As pessoas com mais de 60 anos podem pedir a nova Carteira de Identidade Nacional desde ontem. A informação é da Polícia Civil de Pernambuco, que divulgou todo o cronograma de solicitações, até 2027.  

De acordo com o cronograma, crianças de 0 até 11 anos poderão pedir a nova identidade a partir de 1º de julho deste ano. Entre 12 e 14 anos, as solicitações devem ser feitas a partir de 1º de outubro. As pessoas entre 15 e 19 anos poderão pedir o documento  a partir de 1º de janeiro de 2025. Dos 20 e 24 anos, os pedidos serão feitos a partir de 1º de abril de 2025. As pessoas de 25 a 29 anos poderão tirar a nova identidade a partir de 1º de julho do ano que vem. As pessoas de 30 a 34 anos poderão tirar a carteira a partir de 1º de outbro de 2025.

Para pessoas entre 35 e 39 aos, o prazo é 1º de janeiro de 2026. Entre 40 e 44 anos, os pedidos devem ser feitos a partir de 1º de abril de 2026. Entre 50 e 54 anos, o prazo será 1º de outubro de 2026. Entre 55 e 59 anos, os pedidos devem ser feitos  a partir de 1º de janeiro de 2027.

CONHEÇA A CARTEIRA

A Nova Carteira de Identidade tem padrão nacional e número único para todo o País, o CPF. Além disso, possui um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país.

Assim, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão. O novo documento estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação.

Segundo o Governo federal, isso permite  a “redução das fraudes e custos para sociedade, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados”.
 
COMO FUNCIONA

Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública.

Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos. A CIN também inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro.