Manutenção suspende água para 800 mil Ao todo serão 64 bairros afetados no Recife e 16 em Camaragibe. Após a conclusão, o abastecimento será retomado de forma gradual

Publicação: 15/05/2024 03:00

Uma manutenção na Estação Elevatória de Água Bruta Duas Unas (sistema de bombeamento), que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá vai afetar o abastecimento de água em bairros do Recife e de Camaragibe entre as 9h de amanhã e 6h da sexta-feira. Ao todo, 800 mil pessoas devem ficar sem água.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), algumas localidades serão afetadas com a suspensão total da água e outras terão o abastecimento enfraquecido. Ao todo, serão 64 bairros afetados no Recife e 16 em Camaragibe.

De acordo com a Companhia, o objetivo é aumentar o rendimento da unidade com incremento de 100 litros de água por segundo, beneficiando bairros atendidos por este sistema nas duas cidades.

Também serão realizados testes na Barragem Tapacurá com a possibilidade de ampliar em mais 100 l/s a produção de água para os municípios.

Serão feitos serviços para instalação de um novo conjunto de bombeamento e ações preventivas e corretivas nos equipamentos em operação. Segundo a Compesa, as intervenções permitirão um melhor desempenho da elevatória, responsável por 30% da água bruta enviada para tratamento na ETA Tapacurá.

A expectativa é ampliar o rendimento da unidade aumentando a confiabilidade e a segurança hídrica dos bairros atendidos. Com a realização dos testes operacionais a partir da Barragem Tapacurá, um novo incremento de água é esperado, podendo chegar a 200 litros de água por segundo a mais para as cidades, a depender do desempenho do sistema durante a testagem.

Os serviços serão estendidos para correção de vazamentos nos bairros do Viana e Timbi, em Camaragibe, durante a parada. “Os serviços serão feitos em tubulações consideradas de grande porte, entre 500 e 600 milímetros, cuja manutenção necessita do esvaziamento das redes para execução”, diz a Compesa. A atuação das equipes ocorrerá nas ruas Santa Leopoldina, Arapongas, do Sol, no Viana, e Damião Pedro da Cruz, no Timbi.