Recife sobe no ranking de crianças alfabetizadas No ano passado, a cidade alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo MEC

Publicação: 29/05/2024 03:00

A capital pernambucana é a sexta no país com as maiores taxas de alfabetização, com 62,4% dos alunos aprendendo a ler e escrever dentro dos parâmetros recomendados pelo Ministério da Educação (MEC), que é aos sete anos. O resultado colocou a cidade acima da média nacional, que é de 56%. Os números, referentes ao ano de 2023, foram divulgados ontem pela Prefeitura do Recife (PCR), destacando que a cidade também superou o índice geral do estado, que foi de 59%.

Segundo a gestão municipal, em apenas dois anos, a capital pernambucana saltou 15 posições no ranking de crianças alfabetizadas, saindo do 21º lugar, em 2021, para a sexta colocação, em 2023.

Os dados foram extraídos pelo Ministério da Educação (MEC), e foram apresentados em evento, ontem, em Brasília, fazendo parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal.

“Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal. E agora já estamos colhendo os resultados concretos de um trabalho contínuo, feito com muito compromisso público e amor por todos os nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais dessa área. A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível”, destacou o prefeito João Campos, durante solenidade no Palácio do Planalto.

Segundo a PCR, com investimentos na ordem de R$ 20 milhões até 2024, o Programa Primeiras Letras é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.

“Com muita alegria, nós celebramos esse momento histórico para a educação do Recife, com esse grande avanço nos nossos resultados de alfabetização e no crescimento da quantidade de crianças alfabetizadas na cidade do Recife. Queria aproveitar para fazer um grande agradecimento a todas as nossas escolas, a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, enfim, a todos que fazem a educação do Recife por essa conquista”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

Saiba mais

As 10 capitais com melhores índices:


  1. Fortaleza (CE)           74,03%

  2. Curitiba (PR)             70,41%

  3. Goiânia (GO)             66,56%

  4. Vitória (ES)               65,88%

  5. Porto Velho (RO)       65,06%

  6. Recife (PE)               62,39%

  7. Palmas (TO)             58,66%

  8. Belo Horizonte (MG)  57,61%

  9. Rio de Janeiro (RJ)    56,19%

  10. Cuiabá (MT)              53,94%