Restauração do Liceu receberá R$ 23 milhões
O projeto do governo do estado é transformar o local em um centro de estudos para a formação técnica tanto de alunos, como de professores
Publicação: 29/04/2025 03:00
![]() | |
O prédio, fundado em 1880, é um dos patrimônios do Recife e hoje está fechado |
Fundado em 1880, o Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Recife, vai se tornar um centro voltado à formação de estudantes e professores, unindo educação, pesquisa, inovação e a preservação do patrimônio cultural. Para tanto, a governadora Raquel Lyra assinou, ontem, a ordem de serviço para a execução das obras que vão resultar em um investimento estimado em R$ 23 milhões. O projeto de restauração será realizado em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
“Esse equipamento estava totalmente sem uso e agora volta a ter vida. Essa unidade vai se compor a uma rede que será fortalecida para permitir aos nossos jovens o direito de sonhar. Estamos resgatando a nossa história e devolvendo espaços importantes para a população, como também o prédio do Diario de Pernambuco, a Fábrica Tacaruna, a Matriz de Santo Antônio, o Mosteiro de São Bento, o Cinema São Luiz, entre outros”, destacou Raquel.
A iniciativa contempla a restauração completa do prédio tombado, a reforma do anexo e a modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias, respeitando as características arquitetônicas originais e assegurando a adaptação às normas de segurança, acessibilidade e funcionalidade exigidas para uma instituição educacional contemporânea. O prazo para a conclusão do prédio é de até 18 meses.
PATRIMÔNIOS
O projeto será executado pela Unicap, enquanto a gestão e o acompanhamento das obras ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Educação, garantindo a efetividade das ações e a aderência às diretrizes estabelecidas. “É também uma aposta no futuro. Nós não vamos só fazer um restauro, não vai ser uma ‘escola museu’, num prédio antigo de artes e ofícios, vamos pensar nas profissões do futuro. Então é um patrimônio histórico material que vai cuidar do patrimônio histórico imaterial, que é a nossa juventude. A memória e o futuro se abraçam num projeto como esse”, ressaltou o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.
No início da sua história, o Liceu foi uma escola modelo para o Recife e ofereceu até a década de 1950 cursos de carpintaria, marcenaria, serralharia e tipografia. Em 1961, foi transferido para a Unicap.