Médico é preso por matar ex-funcionário Suspeito também é PM no estado do Ceará e mantém garimpos em Salgueiro (PE). Vítima foi morta após audiência na Justiça do Trabalho

Larissa Aguiar

Publicação: 29/04/2025 03:00

Agentes do GOE explicaram os detalhes do crime e da operação que prendeu o médico (LARISSA AGUIAR/DP)
Agentes do GOE explicaram os detalhes do crime e da operação que prendeu o médico

Um sargento da Polícia Militar do Ceará, médico-cirurgião e dono de garimpos em Salgueiro (PE), no Sertão do estado, foi preso acusado de cometer um homicídio qualificado com ocultação de cadáver. A vítima, Reginaldo Gomes da Costa, trabalhava como motorista de caminhão em um dos garimpos do acusado e havia acionado o patrão na Justiça do Trabalho para cobrar direitos não pagos.

Segundo apuração jornal Diário do Nordeste, do Ceará, o nome do PM é Cícero Jânio Pereira de Sá. Além da Polícia, ele também atuava como médico no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro.

De acordo com a investigação da Polícia Civil, Reginaldo desapareceu no dia 24 de julho de 2024, logo após uma audiência trabalhista em Salgueiro. Após a sessão, o patrão, armado, o obrigou a entrar em seu veículo e, minutos depois, desapareceu com ele. Preocupada com o sumiço, a esposa da vítima procurou a Justiça do Trabalho, que acionou a Polícia Federal e, posteriormente, encaminhou o caso para a Polícia Civil.

Sem testemunhas diretas, os investigadores realizaram um trabalho minucioso até localizar, em 2 de agosto, um corpo parcialmente carbonizado no município de Jardim, no Ceará. A identidade só foi confirmada após um exame de DNA, utilizando material genético da filha da vítima.
 
ABORDAGEM
As provas reunidas apontam que o sargento agiu sozinho. Imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas confirmam que o acusado abordou Reginaldo armado e sem auxílio de terceiros. Apesar do estado avançado de carbonização do corpo, o conjunto de evidências levou a polícia a confirmar o homicídio.

Segundo o delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE), Tenório Neto, Reginaldo costumava transportar cargas do garimpo para o médico, e o processou para cobrar indenizações trabalhistas que não foram pagas. “Esse homem ameaçava os funcionários, dizendo que quem acionasse o Judiciário estaria em risco”, contou o delegado.

A operação para prender o sargento ocorreu no dia 23 de abril de 2025. Ele foi localizado pela equipe GOE na BR-499, nas proximidades de Salgueiro, enquanto estava de plantão na cidade de Terra Nova (PE). Durante a abordagem, ele portava uma espingarda calibre 12 sem registro, sendo preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado para a audiência de custódia, em Salgueiro.

Na audiência, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. Cícero Jânio Pereira de Sá foi interrogado e optou por permanecer calado e foi encaminhado ao Presídio Militar de Fortaleza, onde permanece preso. Além do crime atual, o sargento já respondia a outros processos, incluindo uma investigação na Lei Maria da Penha.

PETROLINA

Já em Petrolina, também no Sertão, um homem de 39 anos morreu após ser agredido com golpes de serra elétrica em via pública, na localidade do Projeto Senador Nilo Coelho, na Zona Rural do município, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu no sábado (27).

O principal suspeito do crime, identificado como Valdemar Delmondes Lopes da Silva, de 47 anos, foi preso em flagrante pela PMPE. A motivação do crime teria sido um desentendimento entre a vítima, Daniel Gomes da Silva, de 39 anos, e Valdemar.