ESTATíSTICA » Acidentes com motos: alta de 60%

Adelmo Lucena

Publicação: 26/07/2024 03:00

Um levantamento feito pelo Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, mostrou que houve um aumento de 59,6% no número de atendimentos de pacientes que se envolveram em sinistros com motos. A comparação é feita com o mesmo período do ano passado. Foram 624 registros até junho de 2024 contra 391 no mesmo intervalo de 2023.

Os dados foram divulgados ontem pela unidade de saúde, que é referência no atendimento de trauma-ortopedia e cirurgia geral na Região Metropolitana Norte do Recife.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Hospitalar, em suas planilhas relatadas ao Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), de janeiro a junho deste ano, 85,3% dos 624 casos notificados envolvendo motocicletas foram resultado de colisões. Além disso, 36% dos motociclistas não tinham habilitação.

"Além da falta de equipamentos de proteção individuais, estamos lidando também com a imprudência de alguns condutores de motos, que enfrentam o trânsito sem qualquer habilidade e acabam por provocar sinistros muitas vezes fatais", explica o coordenador de Ortopedia e Traumatologia do HMA, Adauto Telino.