CICLISTAS » Ato pede respeito e segurança

Wilson Maranhão

Publicação: 27/07/2024 03:00

Um grupo de ciclistas se reuniu sexta (26), em um protesto que cobrou melhorias na sinalização das ciclofaixas espalhadas pelo Recife. O ato foi convocado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e contou com ciclistas que se reuniram em frente ao Teatro de Santa Isabel, ao lado do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio, na área Central do Recife.

O grupo de manifestantes que utiliza a bike como meio de transporte e lazer, denuncia casos recentes de atropelamento e o desrespeito de motoristas e motociclistas ao invadirem os espaços destinados para o fluxo de bicicletas na cidade.

Segundo a Ameciclo, em dezembro de 2022, a Prefeitura do Recife (PCR) realizou o serviço de recapeamento da via e retirou os prismas que dividem o espaço da ciclofaixa no local com a pista de tráfego de veículos.

De acordo com a entidade, a situação se agravou na quarta-feira (24), uma ex-coordenadora que é atualmente conselheira da entidade, Gaia Lourenço, foi atropelada enquanto pedalava na ciclofaixa no trecho da Praça da República com o Teatro de Santa Isabel.

“A gente já vem fazendo um conjunto de ações para solicitar medidas à prefeitura, que faz o recapeamento das vias, as pistas são liberadas para circulação de carros e motos, mas não é finalizada as estruturas cicloviária. Fica faltando sinalização e até mesmo pintura”, disse a coordenadora da Ameciclo, Barbara Barbosa